Notícias

Dicas para entrevista de estágio

A conquista de uma vaga de estágio, ou até mesmo do futuro emprego, depende de  um bom preparo do candidato e também de algumas atitudes importantes na hora da entrevista admissional na empresa. Tem regras que precisam ser observadas com muita atenção.

Pontualidade: Compareça ao local da entrevista com antecedência mínima de 15 minutos. Isso ajuda a relaxar, afastando  picos de tensão emocional e demonstra responsabilidade diante da agenda a ser cumprida.

Apresentação: Seja discreto e adequado na forma de se vestir.  Nada de exageros, nem desleixos. Cuidar da higiene pessoal (banho, unhas e cabelos) é fundamental. Evite óculos escuros, boné, bermuda, minissaia, roupas justas e decotadas. A maquiagem deve ser a mais discreta possível e não exagere no uso de perfumes.

Pesquisa sobre a empresa: Antes de agendar a  entrevista, é conveniente fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa, seus valores e ramo de atuação. Uma boa informação pode impressionar favoravelmente o entre-vistador.

Postura: Ao cumprimentar, aperte a mão da pessoa com firmeza, mas  por pouco tempo, evitando demonstrações de familiaridade. Mantenha a postura ao sentar-se, não se recostando na cadeira com demasiada descontração, nem sente antes de ser convidado. Não coloque objetos pessoais sobre a mesa, como bolsas, mochilas, óculos, chaves e capacetes.

Comunicação: A entrevista é um diálogo. Tão importante quanto expor suas qualidades é saber o que o entrevistador tem a dizer. Fale com clareza, evite responder somente com monossílabos (“sim” e “não”) e procure não falar demasiadamente. Chame o entrevistador  pelo nome correto, o que causará uma boa impressão, e não use gírias.

Calma: Mantenha a calma, pois o nervosismo aliado à ansiedade de estar concorrendo a uma oportunidade de trabalho confunde o pensamento, prejudicando a coordenação de ideias e a tranquilidade.

Autoconfiança: Acredite na sua capacidade. Fale sobre o que você pode fazer pela empresa  e menos sobre o que espera dela.  Não seja arrogante, nem demasiadamente tímido.

Celular: Desligue o celular antes da entrevista. Mas se  esquecer e o aparelho tocar, desligue-o imediatamente e peça desculpas.

Ética: Nunca fale mal do seu ex-chefe, de colegas ou da empresa em que trabalhou. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Ela pode abrir ou fechar portas.