Programas – CIEE/PR

 

Programa de  Estágio:

O Estágio, em conformidade com a Lei nº 11.788/2008, promove a entrada de jovens no mundo do trabalho, possibilitando a formação de profissionais qualificados.

Há 50 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR encaminha estudantes para oportunidades de Estágio, junto aos Profissionais Liberais, Empresas Públicas e Privadas.

 

Programa de  Aprendiz:

O Programa Aprendiz  desenvolvido pelo CIEE/PR cumpre os objetivos da Lei n° 10.097/2000, regulamentada pelo decreto federal nº5.598/2005 e portaria n°723/2012 M.T.E.. Esse processo de capacitação profissional auxilia às empresas ao cumprimento das cotas obrigatórias de contratação de aprendizes, proporcionalmente ao número de empregados efetivos, destinado a adolescentes e jovens com idade entre 14 a 24 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio.

Implementado em 2004, o programa desenvolvido pelo CIEE/PR tem como essência contribuir com a capacitação e desenvolvimento de jovens autônomos, capazes de refletir de forma positiva no seu trabalho, na sua vida e na sociedade.

Para execução adequada desse programa e melhor aproveitamento dos alunos durante o período máximo de 24 meses de contrato, o CIEE/PR dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por instrutores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão todo suporte às necessidades dos aprendizes, empresas além de estender o atendimento aos familiares.

As empresas parceiras que contratam  aprendizes  capacitados pelo CIEE/PR só tem a ganhar com a gestão de novos talentos e formação de um quadro funcional qualificado, além de potencializar seu conceito de responsabilidade social.

 

Programa de  Capacitação e Cidadania:

O CIEE/PR, por meio do Programa de Capacitação e Cidadania, oferece gratuitamente vários cursos, palestras e oficinas em diversos municípios do Estado. O programa contempla estudantes cadastrados no CIEE/PR, matriculados no Ensino Médio, Técnico e Superior, sem deixar de atender aqueles que já concluíram seus estudos. O objetivo principal é incentivar o aperfeiçoamento profissional e pessoal a inclusão social, promovendo e cidadania e a redução das desigualdades sociais. Público alvo: a juventude, seus familiares e sua comunidade.

O apoio a esse público que encontra dificuldade para se inserir no mundo do trabalho, seja na conquista de um estágio ou do primeiro emprego, será feito através da oferta de temas que serão abordados na teoria ou prática possibilitando aumentar seu conhecimento e competência desejados pelas empresas, tais como: administração do tempo, cidadania, marketing pessoal, liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, oratória, libras, informática, entre outros.



Últimas Notícias

Mais de dois mil jovens e adolescentes são aprendizes através do CIEE-PR

Confira a reportagem da BandNews FM sobre a contratação de aprendizes nas empresas paranaenses e saiba se a sua organização já cumpre a Lei 10.097/2000.   Para a reportagem clique aqui  ...



Visita do CMDCA de Astorga

Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Astorga visitaram o Escritório Regional do CIEE/PR em Maringá para conhecimento da sua estrutura funcional e serviços que...



Assembleia Geral Ordinária do CIEE/PR

Em  Assembleia Geral Ordinária,  a Diretoria e Conselheiros do CIEE/PR aprovaram por unanimidade o Relatório, o Balanço e demais contas do exercício de 2016.