Programa de Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR cumpre os objetivos da Lei n° 10.097/2000, regulamentada pelos decretos federais nº 9.579/2018; 11.074/2022 e 11.479/2023 e portaria n°671/2021 (M.T.E. – Ministério do Trabalho e Emprego) e suas alterações.

Esse processo de capacitação profissional auxilia as empresas no cumprimento das cotas obrigatórias de contratação de aprendizes, proporcionalmente ao número de empregados efetivos. De acordo com a legislação, as empresas devem contratar aprendizes na proporção mínima de 5% e máxima de 15% sobre o número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

Para execução adequada desse programa e melhor aproveitamento dos aprendizes durante o período máximo de 24 meses de contrato, o CIEE/PR dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por instrutores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão todo suporte às necessidades das partes envolvidas no processo.

As empresas parceiras que contratam aprendizes capacitados pelo CIEE/PR só têm a ganhar com a gestão de novos talentos e formação de um quadro funcional qualificado, além de potencializar seu conceito de responsabilidade social.

Legislação:

Lei 10.097-2000

Decreto nº 9.579-2018

Decreto nº 11.074/2022

Decreto nº 11.479/2023

Portaria n°671/2021

Manual de Aprendizagem MTE

Quem pode ser Aprendiz?

Adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Quais áreas de capacitação são ofertadas?

Os cursos desenvolvidos pelo CIEE/PR e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego são:

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Pode executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, podendo atender fornecedores e clientes, prestando informações sobre produtos e serviços e tratando de documentos variados.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Preparação e abastecimento de materiais para alimentação de linhas de produção, separação de materiais para reaproveitamento, organização da área de serviço/linha de produção.

COMÉRCIO E VAREJO

Podem auxiliar na venda de mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, orientando clientes, promovendo a venda e demonstração de funcionamento de mercadorias.

VAREJO E SUPERMERCADO

Controlar e registrar a entrada e saída de mercadorias, realizar a preparação, exposição e demonstração de mercadorias nos pontos de venda.

TELESSERVIÇOS / TELEMARKETING

Atendimento e cadastramento de usuários/clientes, oferecendo serviços e produtos, prestar serviços técnicos especializados, sempre via teleatendimento.

Todos os cursos ofertados pelo Programa de Aprendizagem são realizados de forma simultânea com a aprendizagem prática na empresa. As disciplinas específicas dos cursos são divididas em módulos relacionados com diversos temas.

O Programa de Aprendizagem do CIEE/PR conta com uma equipe de instrutores altamente capacitados que se utilizam de métodos de ensino práticos e arrojados, adaptados ao mundo dos jovens, aliando com facilidade a teoria com a prática vivenciada nas empresas, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos aprendizes.

Para consultar a disponibilidade do Programa de Aprendizagem na modalidade EAD, fale com nossa equipe.

Ficou com dúvidas?

Acesse nosso FAQ

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo