Cartilha de Aprendizagem | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

Cartilha de Aprendizagem

ORIENTAÇÕES GERAIS

Caro candidato,

Estamos felizes pela oportunidade de contribuir com o seu ingresso no mundo do trabalho!

Para que tenhamos êxito nesta missão, sua participação será de grande valia, por isso saiba que estaremos sempre à disposição para orientá-lo.

Este informativo tem por objetivo orientar sobre os passos a serem seguidos para o ingresso no Programa de Aprendizagem do CIEE/PR.

  1. Quem pode ser um aprendiz?

R.: Adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, que estejam estudando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou que estiverem com o Ensino Médio concluído.

Para pessoas com deficiência não há idade máxima limite, ou seja, poderá ser aprendiz mesmo após completar 24 anos.

  1. Quero ser aprendiz, como devo proceder?

R.: Você deverá fazer seu cadastro no site do CIEE/PR – http://www.cieepr.org.br/menu-superior/estudantes/cadastre-se-2/ e preencher todos os campos solicitados.

  1. Depois que fiz meu cadastro, tenho que assistir ao vídeo da Dinâmica Informativa – Preparação para a Aprendizagem?

R.: Sim, está disponibilizado um link para que você assista a Dinâmica Informativa, que é um vídeo preparado especialmente para esclarecer as dúvidas sobre a aprendizagem. Somente após você assistir ao vídeo, o seu cadastro estará liberado para que você seja encaminhado para as empresas contratantes de aprendizes.

  1. Quando eu serei chamado para a entrevista na empresa?

R.: Não há um prazo determinado. O encaminhamento para as entrevistas seguem sempre o critério de proximidade ou fácil acesso, considerando a sua residência, local onde estuda e o local da empresa.

  1. Como devo me vestir ou me comportar na entrevista?

Para ter essas informações que irão ajudar você a ter sucesso na entrevista, assista ao vídeo da Dinâmica Informativa – Preparação para a Aprendizagem.

  1. Se eu for aprovado na entrevista da empresa, eu serei contratado como aprendiz?

R.: Sim, se você foi o escolhido pela empresa para ocupar a vaga de aprendiz, você virá ao CIEE/PR para assinar o contrato de aprendizagem e a empresa realizará o registro em sua carteira profissional.

  1. O meu contrato tem uma data de término já prevista?

R.: Sim. No seu contrato de Aprendizagem constará a data de início e a data de término. Esse contrato não poderá exceder a 2 anos e também não poderá ser prorrogado.

  1. Eu tenho que fazer o curso durante o contrato de Aprendizagem?

R.: Sim. O contrato de aprendizagem é um contrato diferenciado – durante todo o período de validade dele, o aprendiz fará a formação teórica no CIEE/PR e a formação de atividades práticas na empresa contratante.

  1. O que eu vou aprender nesse curso de Aprendizagem?

R.: Você terá disciplinas voltadas à formação humana e também à formação profissional, apropriadas ao trabalho que você irá realizar na empresa.

  1. Eu terei registro na minha Carteira Profissional?

R.: Sim. O aprendiz terá direito ao registro em carteira. O aprendiz é um trabalhador na condição especial de aprendizagem.

  1. Como será o dia e horário do curso e os dias e horários do meu trabalho?

R.: No seu contrato estará especificada a carga horária a cumprir com os encontros teóricos e dias da semana em que você terá o curso e que nos outros dias da semana você terá o trabalho na empresa. Todas essas informações, dias e horários, estarão no seu contrato de aprendizagem.

  1. As minhas faltas no curso poderão ser descontadas do meu salário?

R.:  Sim, se as faltas nos dias de curso não forem justificadas, nas situações previstas em lei, essa falta será descontada do seu salário e do período de férias.

  1. Eu serei avaliado durante o contrato de aprendizagem?

R.: Sim, o seu supervisor na empresa realizará avaliações periódicas pra acompanhar o seu desenvolvimento.

  1. Quando terminar o meu contrato, eu poderei ser efetivado como empregado?

R.: Sim, nos casos de empresa da iniciativa privada, o aprendiz poderá ser efetivado ao término do contrato. Essa efetivação dependerá de vários fatores de ajuste entre a empresa e o aprendiz.

  1. Durante o meu contrato, em caso de dúvidas, onde posso recorrer?

R.: Você terá uma Equipe Multidisciplinar no local de aprendizagem e uma central de atendimento na Sede do CIEE (CAE) que estará à sua disposição para auxiliá-lo durante todo o seu processo, porém, o seu contrato de trabalho e seu termo de compromisso, possuem todas as normativas legais que o ajudará em seu dia a dia.

 

SAFP 09.06.2017.



Últimas Notícias

CIEE-PR participa de Feira na Universidade Tuiuti

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná participou da III Feira de Carreiras, realizada pela Universidade Tuiuti no dia 17/10. No estande do CIEE/PR foram mostrados os seus programas de estágio, aprendizes...



PARCERIA ENTRE CIEE/PR E PREFEITURA LEVA PROGRAMAS SOCIAIS À PARANAGUÁ

  O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) formalizou na manhã de hoje (21/09) Acordo de Cooperação Recíproca com a prefeitura de Paranaguá que, através da Secretaria Municipal de Assistência Social,...



CIEE-PR oferece vagas de estágio

Para você que está procurando oportunidades de estágio, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná) tem uma boa notícia. Estão abertas 1.762 vagas nas empresas parceiras, sendo 562 em Curitiba, 171...