O programa de estágio | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

O programa de estágio

O que é Estágio?

É um conjunto de atividades desenvolvidas nas empresas, a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. O estágio é a primeira fonte de experiência para os futuros profissionais enfrentarem com sucesso, os desafios do mercado de trabalho.

Quem pode ser Estagiário?

Estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculados e freqüentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de Nível Superior (tecnologia), Educação Superior e Educação Especial. Para cadastrar-se no CIEE, os estudantes precisam apresentar documentos de identidade (RG), CPF e Comprovante de Matrícula.

Como contratar estagiários?

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, de Direito Privado e Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que, desde 1967, vem dando apoio ao estágio supervisionado de estudantes.
O CIEE/PR mantém um cadastro de estudantes, que subsidia as empresas quando procuram a entidade para a seleção e contratação de estagiários.
Como agente de integração, o CIEE/PR operacionaliza e administra programas de estágio, identificando para as instituições de ensino as oportunidades de estágios junto às empresas públicas e privadas.

Vantagens do estágio

Para o estudante, a familiarização com as atividades empresariais, em nível de ensino/ aprendizado prático, quebra o impacto e as dificuldades de adaptação no futuro emprego.
O sistema permite ao estudante definir-se em face da profissão escolhida, perceber eventuais deficiências e aprimorar-se.
Para as empresas, o estágio constitui-se num eficaz sistema de recrutamento e seleção de futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos. O estágio de estudantes não cria vínculo empregatício, respeitados os procedimentos legais.
Estágio não é emprego

Regulamentado pela Lei nº 11788/08, o estágio não se confunde com emprego. Cabe à empresa contratante pagar ao estagiário uma bolsa-auxílio, sem os encargos adicionais específicos da legislação trabalhista. Sobre a bolsa-auxílio não incidem quaisquer taxas ou descontos, por parte das empresas e sindicatos de classe.
Investimento Seguro

Veja alguns conceitos sobre qualificação e desenvolvimento de recursos humanos nas empresas:

“O mundo inteiro está à procura de talentos e a vantagem competitiva está justamente nas empresas que sabem atrair, selecionar e desenvolver talentos para suas necessidades.”

“Muitas empresas enxergam longe e possibilitam estágios que enriquecem a formação profissional e humana dos estudantes.”

“A formação de um profissional nunca estará completa se ele não for, por algum momento, deslocado para o universo empresarial.”

Com o estágio, o mercado estará recebendo recursos humanos preparados e esclarecidos. No final do processo, a própria empresa sai lucrando com profissionais melhor qualificados.

Profissional liberal

O profissional liberal de nível superior, devidamente registrado em seu respectivo conselho de fiscalização profissional, já pode contratar estagiários. (Nova Lei de Estágio – Lei n.º 11.788/08).

Conheça algumas vantagens:

– Valorização e inserção de jovens no mercado de trabalho;
– Investimento seguro;
– O estágio não cria vínculo empregatício, quando respeitados os preceitos legais.

O CIEE/PR proporciona  estágio com qualidade há 46 anos.

Informações e esclarecimentos, favor contactar a Unidade de Atendimento do CIEE/PR mais próxima de você!
Clique Aqui



Últimas Notícias p

II Fórum de Gestão e Economia da UTFPR – Da Universidade ao Mercado

Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Gestão e Economia da UTFPR, que este ano traz como tema “Da Universidade ao Mercado”. O evento é gratuito e visa promover o...



VERIFIQUE OS PROCESSOS SELETIVOS DE ESTÁGIO ABERTOS

Aqui você ficará por dentro de todas as vagas para estágio em órgãos públicos, tais como: Advocacia Geral da União – AGU, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública do...



CIEE-PR RENOVA ACORDO COM A PREFEITURA DE CURITIBA

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) renovou Acordo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal do Trabalho, para a...



CIEE-PR promove encontros na data do seu aniversário

Ao completar 51 anos de fundação, no dia 14 deste mês, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) reuniu conselheiros, diretores e colaboradores  em encontros de confraternização nos quais foram destacadas...



Homenagem póstuma a Sinval Zaidan Lobato Machado

A diretoria do CIEE/PR prestou homenagem póstuma ao conselheiro e ex-presidente Sinval Zaidan Lobato Machado, dando seu nome ao espaço destinado aos colaboradores da entidade, na sede de Curitiba.  O ato ocorreu...