O programa de estágio | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

O programa de estágio

O que é Estágio?É um conjunto de atividades desenvolvidas nas empresas, a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. O estágio é a primeira fonte de experiência para os futuros profissionais enfrentarem com sucesso, os desafios do mercado de trabalho.

Quem pode ser Estagiário?Estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculados e freqüentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de Nível Superior (tecnologia), Educação Superior e Educação Especial. Para cadastrar-se no CIEE, os estudantes precisam apresentar documentos de identidade (RG) e CPF.

Como contratar estagiários?O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, de Direito Privado e Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que, desde 1967, vem dando apoio ao estágio supervisionado de estudantes.
O CIEE/PR mantém um cadastro de estudantes, que subsidia as empresas quando procuram a entidade para a seleção e contratação de estagiários.
Como agente de integração, o CIEE/PR operacionaliza e administra programas de estágio, identificando para as instituições de ensino as oportunidades de estágios junto às empresas públicas e privadas.

Vantagens do estágioPara o estudante, a familiarização com as atividades empresariais, em nível de ensino/ aprendizado prático, quebra o impacto e as dificuldades de adaptação no futuro emprego.
O sistema permite ao estudante definir-se em face da profissão escolhida, perceber eventuais deficiências e aprimorar-se.
Para as empresas, o estágio constitui-se num eficaz sistema de recrutamento e seleção de futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos. O estágio de estudantes não cria vínculo empregatício, respeitados os procedimentos legais.
Estágio não é emprego

Regulamentado pela Lei nº 11788/08, o estágio não se confunde com emprego. Cabe à empresa contratante pagar ao estagiário uma bolsa-auxílio, sem os encargos adicionais específicos da legislação trabalhista. Sobre a bolsa-auxílio não incidem quaisquer taxas ou descontos, por parte das empresas e sindicatos de classe.
Investimento Seguro

Veja alguns conceitos sobre qualificação e desenvolvimento de recursos humanos nas empresas:“O mundo inteiro está à procura de talentos e a vantagem competitiva está justamente nas empresas que sabem atrair, selecionar e desenvolver talentos para suas necessidades.”

“Muitas empresas enxergam longe e possibilitam estágios que enriquecem a formação profissional e humana dos estudantes.”

“A formação de um profissional nunca estará completa se ele não for, por algum momento, deslocado para o universo empresarial.”

Com o estágio, o mercado estará recebendo recursos humanos preparados e esclarecidos. No final do processo, a própria empresa sai lucrando com profissionais melhor qualificados.

Profissional liberalO profissional liberal de nível superior, devidamente registrado em seu respectivo conselho de fiscalização profissional, já pode contratar estagiários. (Nova Lei de Estágio – Lei n.º 11.788/08).

Conheça algumas vantagens:– Valorização e inserção de jovens no mercado de trabalho;
– Investimento seguro;
– O estágio não cria vínculo empregatício, quando respeitados os preceitos legais.

O CIEE/PR proporciona  estágio com qualidade há 42 anos.

Informações e esclarecimentos, favor contactar a Unidade de Atendimento do CIEE/PR mais próxima de você!
Clique Aqui



Últimas Notícias p

II Fórum de Gestão e Economia da UTFPR – Da Universidade ao Mercado

Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Gestão e Economia da UTFPR, que este ano traz como tema “Da Universidade ao Mercado”. O evento é gratuito e visa promover o...



VERIFIQUE OS PROCESSOS SELETIVOS DE ESTÁGIO ABERTOS

Aqui você ficará por dentro de todas as vagas para estágio em órgãos públicos, tais como: Advocacia Geral da União – AGU, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública do...



CIEE-PR RENOVA ACORDO COM A PREFEITURA DE CURITIBA

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) renovou Acordo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal do Trabalho, para a...



CIEE-PR promove encontros na data do seu aniversário

Ao completar 51 anos de fundação, no dia 14 deste mês, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) reuniu conselheiros, diretores e colaboradores  em encontros de confraternização nos quais foram destacadas...



Homenagem póstuma a Sinval Zaidan Lobato Machado

A diretoria do CIEE/PR prestou homenagem póstuma ao conselheiro e ex-presidente Sinval Zaidan Lobato Machado, dando seu nome ao espaço destinado aos colaboradores da entidade, na sede de Curitiba.  O ato ocorreu...