A importância do respeito à diversidade religiosa e cultural no ambiente de trabalho 21 de outubro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Em um país tão vasto e plural como o Brasil, encontrar diversidade religiosa e cultural no ambiente de trabalho é algo bastante comum. Veja como agir de forma acolhedora

Empresas, órgãos públicos, escritórios e todos os ambientes de trabalho são locais cheios de pessoas com origens e histórias de vida diferentes. Muito embora o Brasil seja um país majoritariamente cristão, existem diversas outras religiões que fazem parte da cultura do país e são, muitas vezes, discriminadas pela falta de conhecimento.

Por isso, lidar com essa questão dentro do ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bastante delicada. É preciso, acima de tudo, empatia para entender que não há nada de errado com o diferente.

Acolhimento e respeito

Empatia, acolhimento, informação e cumprimento da legislação levam ao respeito, e isso é o mais importante. A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.

Entendendo o diferente

O primeiro passo para a aceitação de religiões diversas dentro do ambiente de trabalho é o conhecimento. 

O preconceito surge com a ignorância, então é importante que informações sejam compartilhadas para evitar esse problema. As empresas ou funcionários podem promover discussões, palestras e conversas a respeito das mais variadas religiões praticadas pelas pessoas que trabalham na empresa, para criar um ambiente de acolhimento.

A tolerância religiosa é respaldada pela Lei nº 11.635, de 2007, e também pelo artigo VI da Constituição. Portanto, toda empresa e seus funcionários têm a responsabilidade de cumprir o que diz a legislação, evitando, por exemplo, a discriminação religiosa na hora da contratação de um funcionário ou durante o dia a dia de trabalho.

O CIEE/PR defende a tolerância religiosa e o respeito à diversidade, direitos fundamentais de qualquer cidadão. O Brasil é um país rico em pluralidade, composto por povos das mais diversas origens e, portanto, com culturas, tradições, crenças e folclore diversificados. Precisamos semear o respeito e lembrar que, independente de qualquer crença, devemos pregar o bem e o amor.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo