A criatividade é uma habilidade muito valorizada no mundo do trabalho. Veja como exercitar a sua

O mundo do trabalho é um ambiente bastante competitivo. Com tanta concorrência, destacar-se não é uma tarefa tão fácil. Para aparecer e ser lembrado, a melhor coisa a se fazer é procurar soluções diferentes do comum – o famoso “pensar fora da caixa”.

Mas nem sempre é tão simples pensar com criatividade. Além disso, ideias muito ousadas podem ser ignoradas justamente por fugirem do que é mais comum. Porém, isso não deve impedir você de usar a cabeça para encontrar soluções que fujam do que é mais comum. Veja abaixo algumas dicas para treinar o cérebro para procurar soluções fora do usual que podem fazer você crescer e se desenvolver como profissional:

Questione o que for comum

Boa parte dos problemas possuem soluções que chamamos de óbvias. Porém, solucionar problemas apenas de forma automática faz com que o cérebro se acostume a esse modo de operar.

Além disso, muitas vezes, o óbvio não é o suficiente para conseguir superar as expectativas e realizar o trabalho da maneira desejada. Por isso, tente sempre questionar as coisas óbvias e comuns. Ter esse pensamento crítico vai treinar seu cérebro a pensar em soluções diferentes quando elas forem necessárias.

Procure outras perspectivas

Ao fazer algo por muito tempo, é comum que passemos a olhar as coisas sob a mesma perspectiva todos os dias. Para pensar fora da caixa, é importante tentar buscar constantemente outros pontos de vista. Como alguém de outra idade encararia esse problema? Como seria a visão de uma pessoa de outra classe social, de outro país, de outro gênero?

Essas perguntas podem ajudar a solucionar problemas que parecem difíceis demais para o olhar comum do dia a dia.

Não tenha medo do inusitado

Pensar fora da caixa envolve propor ideias e soluções que podem parecer inusitadas e diferentes demais para os outros. Isso pode fazer com que as pessoas tenham medo de se expor. É importante criar e fomentar um ambiente de trabalho livre de preconceitos, onde as ideias possam ser debatidas e melhoradas sem que sejam descartadas por serem diferentes ou ousadas demais.

O CIEE/PR oferece cursos gratuitos que estimulam a criatividade e desenvolvem a capacidade do pensamento criativo. Veja a programação completa aqui!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo