6 tecnologias para estudo: da organização à pesquisa

Conheça 6 tecnologias para estudos essenciais à pesquisa, concentração, organização e muito mais!

 

Você se sente perdido em seus estudos, não percebe avanço e gostaria de ser mais produtivo para alcançar seus objetivos? É possível otimizar sua rotina de estudos com algumas ferramentas online!

Mas antes de começar: como estão os seus conhecimentos de informática e softwares como Excel e Word? Estes são conhecimentos básicos para qualquer rotina de estudos e de trabalho e você pode aprender nos nossos cursos gratuitos! 

Consulte aqui a disponibilidade de cursos presenciais ou a distância

 

Tecnologias para ajudar nos estudos

 

1. Trello

 

O Trello é uma ferramenta de organização que ganhou espaço, principalmente, durante a pandemia, momento em que o home office cresceu de modo significativo.

Intuitiva e dinâmica, essa ferramenta se trata, basicamente, de uma área de trabalho com vários recursos práticos e visuais de gerenciamento de estudos, projetos, e o que mais o usuário desejar gerenciar. 

Desse modo, é também uma tecnologia para estudo porque é possível organizar e segmentar pautas como: disciplinas e conteúdos a serem estudados, ou os que só precisam de revisão e as datas de provas. 

O quadro é de fácil entendimento e manutenção, e ainda tem opções de inserir check list, listas, links, anexos, etc.

 

2. ChatGPT

 

O ChatGPT é uma plataforma de inteligência artificial baseada em perguntas e respostas. Como recurso educacional, os alunos podem revisar matéria, tirar dúvidas, etc., e perguntar questões como: 

  • Sou um estudante do Ensino Médio, faça um resumo da disciplina de Química sobre o conteúdo modelos atômicos.
  • Sou um estudante do curso de Recursos Humanos, preciso da comparação entre RH e Departamento Pessoal.

 

3. Canva

 

O Canva começou como uma ferramenta grátis e intuitiva de design, mas agora também é considerada uma tecnologia para estudo, pois, com ela, é possível criar:

  • Mapas mentais
  • Slides
  • Apresentações em vídeo
  • Infográficos
  • Tabelas de horários
  • Planejadores de tarefas 
  • Plano de aula/estudos 

Além desses artifícios serem facilitadores em várias etapas do estudo, outra vantagem do Canva é a sua facilidade de uso, por conta de seus inúmeros modelos 100% editáveis.

 

4. Focus Booster

 

A concentração é uma habilidade fundamental para os estudantes que desejam êxito no processo de aprendizagem. Por isso, aplicativos como o Focus Booster são fundamentais. 

Essa ferramenta tem o Método Pomodoro como base, e apresenta a seguinte técnica de concentração: você realiza uma tarefa durante 25 minutos. 

Após esse tempo, um timer toca e você faz uma pausa de 5 minutos. E, a cada 4 ciclos de 25 minutos, a pausa é de meia hora, até terminar todas as atividades que planejou. 

Esse momento de concentração ininterrupta e períodos de pausa são importantes tanto para o foco quanto para o descanso do cérebro. 

Não esqueça que o descanso é importante para a memória, e a memória, para os estudos. 

 

5. Google Agenda e Drive

 

O Google Agenda é um serviço gratuito de agenda e calendário oferecido pelo Google. Como tecnologia para estudo, ele serve para o estudante se organizar em relação às datas de prova, à entrega de trabalhos e ao cronograma de estudos. 

Já o Google Drive serve principalmente para organizar e anexar livros, provas, textos e qualquer documento digital. Essa é uma boa prática para não perdê-los, o que acaba acontecendo quando mais precisamos deles, fato prejudicial aos estudos. 

 

6. Google Scholar 

 

Uma boa rotina acerca do processo de aprendizagem é criar bons hábitos de pesquisa, que, por sua vez, deve ser realizada em fontes sérias e confiáveis.

O site Google Scholar é uma das melhores opções para isso porque conta com diversos artigos acadêmicos pautados em fontes confiáveis e sobre inúmeros temas. 

Além disso, oferece livros de domínio público de todas as disciplinas e competências.

Com essas 6 tecnologias para estudos, as chances de êxito são muito maiores, e seus objetivos poderão ser alcançados com mais praticidade e facilidade. 

Para informações sobre estágios, cursos profissionalizantes, adicione o CIEE no WhatsApp. 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo