7 dicas para ser mais feliz no ambiente de trabalho

Confira 7 dicas de pequenas atitudes que você pode tomar no dia a dia para promover a felicidade no ambiente de trabalho.

O brasileiro passa, em média, 44 horas semanais exercendo atividades profissionais, ou seja, um terço de sua vida, e isso afeta diretamente a sua qualidade de vida. Sendo assim, é muito importante encontrar satisfação na função que desempenha para ser feliz no ambiente de trabalho e, consequentemente, na vida pessoal.

Então, acompanhe sete dicas úteis para alcançar a felicidade no local de trabalho. 

1. Tenha um ambiente de trabalho organizado

Um dos principais fatores para encontrar a felicidade no trabalho é ter um ambiente organizado. Tirar alguns minutos no começo do dia para arrumar o espaço onde exerce as suas atividades pode aumentar a energia e a vontade de fazer as tarefas diárias. 

Algumas sugestões são:

  • Elimine itens que não têm mais utilidade para você.
  • Deixe o que você usa sempre à mão, como canetas e papel.
  • Mantenha uma pequena lixeira perto de você.
  • Preocupe-se com a sua ergonomia. 

2. Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Além do local onde atua, também é preciso organizar suas tarefas. Quando você não sabe por onde começar, tende a procrastinar e desperdiçar tempo. Isso pode fazer com que você se sinta incapaz e infeliz. 

Por isso, o recomendado é fazer uma lista de suas obrigações e concentrar-se em lidar primeiro com as mais importantes. 

3. Socialize com seus colegas 

Para alcançar a felicidade organizacional, o convívio com os colegas é essencial. Isso porque manter um bom relacionamento com eles faz bem  para a saúde física e mental. 

Tente conhecê-los melhor, talvez interagindo e colaborando em projetos ou pedindo opiniões quando precisar de ajuda. Se possível, participe de eventos e confraternizações.

4. Faça pausas

Outro fator importante que contribui para ser feliz no trabalho é fazer pausas durante o expediente. Você precisa se desconectar de vez em quando para  recarregar as energias e voltar mais revigorado e motivado. 

Na hora do almoço, por exemplo, concentre-se em se alimentar e descansar; não fique pensando no trabalho que ficou em cima da mesa. Também aproveite outros momentos de descanso como fins de semana, feriados e férias. 

5. Adote uma atitude positiva

Para ser realizado profissionalmente,  você deve adotar uma atitude positiva mesmo em momentos ruins . Ao assumir uma postura positiva, você não irá focar apenas em problemas, mas também em soluções. 

6. Coma de forma saudável e beba muita água

A felicidade também está associada à saúde física. Por isso, sempre que possível, opte por uma alimentação balanceada para manter o foco e aguentar melhor as muitas horas de trabalho. Além disso, reduzir o consumo de açúcares e gorduras ajuda na sua concentração e eficiência. 

E, claro, beber água com frequência é vital para a saúde e felicidade. O ideal é que você tenha sempre uma garrafinha de água em seu posto de trabalho. 

7. Tenha um hobby fora do trabalho

Um estudo realizado pelas universidades do Kansas, Pittsburgh e Texas, nos Estados Unidos, apontou que praticar uma atividade prazerosa no dia a dia aumenta o sentido de propósito e a sensação de felicidade.

Assim, ter um hobby fora do trabalho é ideal para aumentar sua sensação de felicidade no emprego. A dica é procurar por atividades que você sinta prazer em realizar. 

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo