Como coordenar e orientar estagiários?

Contratar estagiários é uma maneira de integrar jovens ao mundo do trabalho. Muitas empresas e organizações abrem espaço para que estudantes possam se desenvolver como talentos  e iniciar suas jornadas em suas profissões. Mas como coordenar e orientá-los para que esta experiência seja proveitosa para ambas as partes?

Ao contratar estagiários, é importante se atentar para algumas condutas que guiarão o trabalho. 

Prepare-se e prepare o estagiário

Antes mesmo de abrir as vagas e receber os estagiários na empresa, prepare o ambiente para as atividades que serão realizadas por eles. Planejar e adequar as tarefas e funções, organizar o espaço e também orientar o restante da equipe ajudará muito nesse primeiro momento. Essa estruturação permite programar a vaga que será ofertada e delimitar quais são as responsabilidades e metas que serão assumidas. 

Oriente 

Estagiários, por muitas vezes, estão tendo o seu primeiro contato com o mundo do trabalho através de sua empresa. Por estarem aprendendo, necessitam de orientação para desenvolver suas atividades conforme o previsto. Ajude no processo de aprendizagem das funções e realização das tarefas, pois esse momento será importante para o seu desenvolvimento profissional.

Atente-se para as funções

Não delegue funções que não estão previstas no programa de estágio ou que estejam além da realidade dos estagiários. As atividades devem estar de acordo com o que foi estabelecido durante a oferta da vaga e também dentro da realidade da área em que atuam ou estudam. 

Comunique-se e ofereça feedbacks construtivos

Para garantir uma boa relação com os estagiários, é necessário que exista abertura para o diálogo e comunicação bilateral. Como gestor, uma de suas principais funções é deixar  as informações claras e objetivas, ao mesmo tempo em que é um bom ouvinte, apto para escutar as demandas, dúvidas e sugestões vindas dos estagiários. Outro fator importante, é a realização de feedbacks. Conversar sobre o desempenho de forma empática fortalece a confiança dos estagiários e permite que os mesmos aprimorem suas habilidades. 

Abrir espaço para estagiários em sua empresa é uma oportunidade que pode beneficiar tanto os estudantes quanto a empresa como um todo. Para os estudantes, é a chance  de colocar em prática o que está aprendendo e aprimorar habilidades e para a empresa, a oportunidade de revelar novos talentos e expandir as capacidades de gestão. 

Fique por dentro das notícias e novidades do CIEE/PR. Acompanhe as informações através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e canal no Youtube.  

 

Fontes consultadas: 

http://blog.automatizando.com.br/2012/03/6-maneiras-de-ser-um-grande-chefe-para.html

https://blog.estagiarios.com/5-boas-praticas-ao-se-trabalhar-com-estagiario/

https://exitusrh.com.br/6-boas-praticas-para-supervisionar-um-estagiario/

https://www.gruposelpe.com.br/blog/como-liderar-uma-equipe/ 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo