Como está sua motivação? Veja 09 dicas para mantê-la em alta mesmo nos dias mais difíceis
A motivação é um fator importante em nosso dia a dia. Uma pesquisa da Right Management, consultoria com expertise em ciclo de vida de talentos, aponta que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Porém, nem sempre é fácil manter a motivação em alta, não é mesmo?
Por isso, separamos 09 dicas para te ajudar a manter sua motivação no dia a dia e ter mais produtividade em todas as áreas de sua vida. Confira!
1. Comece a agir
A motivação surge com a ação. Se não estiver a fim de estudar, abra o livro e leia o primeiro parágrafo. Se não estiver satisfeito com seu trabalho, comece a enviar currículos. Quando a motivação está baixa, o cérebro encontrará muitas razões para não fazer o que deve. No entanto, iniciar é o primeiro passo. Assim, o resto se tornará mais fácil.
2. Entenda quais são suas motivações
Uma meta sem um propósito claro é difícil de alcançar. Se estiver desmotivado, anote em um papel os 10 motivos pelos quais deseja alcançar seu objetivo. Como se sentirá ao alcançá-lo? O que conquistará?
Quando você entende qual é sua motivação, ela é mais profunda e fica mais fácil você se lembrar dela e de seus propósitos todos os dias.
3. Defina metas realistas
Não se sobrecarregue com metas muito altas, pois isso pode levar a desistências. Por exemplo, se você tem o objetivo de ler mais para aprimorar suas habilidades, não adianta colocar a meta de ler 1 livro por semana. Comece lendo 1 página por dia e vá aumentando esse número conforme for se acostumando.
Quando você define metas realistas, têm menos chances de perder a motivação no meio do caminho.
4. Divida objetivos em pequenas ações
Grandes objetivos podem nos manter ocupados por meses, ou até anos – e é fácil perder a motivação. Por isso, uma dica é dividir um projeto em etapas menores, começando com ações que podem ser realizadas imediatamente, como no mesmo dia.
5. Estabeleça metas intermediárias
Atingir um grande objetivo pode levar tempo e acabar gerando desmotivação. Então, para manter sua motivação no dia a dia, você pode definir metas intermediárias e prazos para verificar o progresso. Por exemplo: se seu objetivo é ler um livro em um mês, uma meta intermediária poderia ser ter lido metade do livro até a metade do mês.
6. Evite pensamentos absolutistas
Substitua pensamentos como “Eu absolutamente tenho que conseguir” por “Gostaria de” ou “Ficaria feliz se”. Isso reduz a ansiedade e a pressão.
Além disso, entenda que pode ser necessário fazer ajustes em seus objetivos ao longo do caminho.
7. Recompense-se
Para se manter motivado, você pode registrar seu progresso em algum projeto e se recompensar caso atinja suas metas. Por exemplo: se sua meta é estudar 2 horas por dia, anote suas horas de estudo diariamente e tenha uma hora de descanso depois.
8. Compartilhe seu objetivo com pessoas importantes
Conte para pessoas que acreditam em você e podem oferecer apoio quando necessário. Lembre-se que cercar-se de pessoas que nos fazem sentir bem é a base para ter uma vida mais satisfatória e motivada.
9. Persista
Não desista por medo ou ansiedade. Se cair, levante-se e continue. É melhor tentar e falhar do que viver com o arrependimento de nunca ter tentado.
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para seu crescimento profissional e pessoal, além de notícias e novidades do CIEE/PR.