Como montar um planejamento de estudos para 2021 6 de janeiro de 2021 •

Como montar um planejamento de estudos para 2021

Confira as dicas que o CIEE/PR preparou para você começar o ano com tudo!

Criar um cronograma de estudos é importantíssimo para otimizar o tempo de quem tem uma rotina puxada. Os afazeres do dia a dia podem se acumular e acabar tirando o tempo e a concentração necessários para o seu estudo.

Para ajudar você a se organizar e montar um plano de estudos objetivo para 2021, o CIEE/PR preparou o seguinte material. Confira!

Por que fazer o planejamento?

Como falamos acima, montar um planejamento de estudos é uma excelente maneira de organizar sua rotina de aprendizado. Com a estruturação e definição de prioridades, horários e métodos de estudo, é possível otimizar a sua capacidade de reter os conteúdos abordados.

Ao montar um bom cronograma de estudos você:

– Organiza informações importantes;

– Define prioridades;

– Estabelece objetivos de aprendizagem;

– Organiza seus horários;

– Desenvolve hábitos saudáveis de estudo;

– Melhora a absorção e retenção do conteúdo abordado.

Como montar seu plano de estudos?

Não existe um método único para você criar seu cronograma de estudos, já que ele deve se adaptar à sua realidade. No entanto, algumas dicas são fundamentais para a elaboração do seu planejamento. São elas:

1. Organize as matérias: separe as matérias que precisará estudar, faça uma lista com todos os conteúdos e divida-os por temas. Desta forma, você consegue visualizar melhor e manter o controle dos seus estudos;

2. Defina seu tempo de estudo: Com muitos afazeres diários, é fácil se desorganizar e acabar fazendo menos do que você poderia. Portanto, avalie quanto tempo você precisa para estudar, fazer exercícios e ler todos os textos que precisa. Geralmente, é preciso separar, ao menos, duas horas por dia para conseguir otimizar seu aprendizado. Caso não tenha esse tempo disponível, adeque seus estudos à sua rotina.

3. Estabeleça metas: Para manter-se motivado nos estudos é importante definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Suas metas podem variar entre terminar um livro, dominar fórmulas matemáticas ou passar no vestibular.

4. Imprevistos acontecem: Para dar conta de imprevistos do dia a dia, é importante separar um horário no seu cronograma de estudos. Afinal, nunca sabemos quando uma emergência ou tarefa de última hora pode aparecer, não é mesmo? Portanto, separe uma data semanal para repor o eventual tempo perdido.

Agora que você já sabe como montar um planejamento de estudos, aproveite para se dedicar ao que mais interessa e focar no seu futuro!