Como se preparar para uma entrevista de estágio? 4 de fevereiro de 2022 •

Como se preparar para uma entrevista de estágio?

O estágio costuma ser a porta de entrada para o mundo do trabalho. Muitos estudantes encontram nele uma forma de se integrar no ambiente profissional, colocando suas habilidades em prática e aprimorando os seus conhecimentos. 

Porém, muitos também sentem-se ansiosos ou preocupados com a etapa do processo seletivo em que irão ficar cara a cara com o recrutador. Mas saiba que este momento de tensão pode ser amenizado com um bom preparo prévio. Abaixo separamos algumas dicas para você. 

1. Cuidado com a comunicação 

A comunicação clara e assertiva é um dos pontos que certamente será avaliado durante a entrevista. O candidato à vaga de estágio precisa estar apto para se comunicar bem, ser empático e demonstrar segurança durante sua fala. Preste atenção em suas reações e no modo como responde às perguntas, pois você pode expressar-se de forma que aparente nervosismo ou mesmo inabilidades comunicacionais. 

2. Pesquise sobre a empresa e atividades que serão desenvolvidas pelo ocupante da vaga de estágio

Estudar sobre o local que está oferecendo a vaga é essencial para se preparar para a entrevista. Além disso, é importante também saber quais serão as funções desenvolvidas dentro da empresa. Uma visita ao site da corporação e uma leitura atenta do anúncio da vaga podem fornecer informações valiosas que poderão ser usadas durante a entrevista. Além disso, demonstra preparo e interesse na oportunidade. 

3. Vista-se de forma adequada

Isso vale tanto para entrevistas presenciais quanto para entrevistas online. Estar vestido de maneira correta é um ponto-chave durante a entrevista. Evite usar roupas que não estejam alinhadas com as práticas da empresa ou que não sejam adequadas para a ocasião.

4. Chegue com antecedência

Chegar no local da entrevista com antecedência é positivo de diversas formas: evita o atraso e ainda possibilita ao candidato que tenha um tempo para se tranquilizar, caso esteja ansioso. Chegar antes do horário combinado denota responsabilidade e interesse. Caso ocorra um imprevisto, é importante comunicar a empresa sobre o ocorrido. 

Para entrevistas que acontecem de forma online, a dica é válida também: Prepare-se previamente, separando um espaço que seja silencioso e organizado. Se já estiver disponibilizado, teste o link que é fornecido para a chamada.   

5. Esteja pronto para responder perguntas e também para fazê-las

Durante a entrevista, o recrutador irá realizar perguntas com o intuito de conhecer o candidato. Prepare-se para responder perguntas diversas, sobre sua escolaridade, sobre habilidades e até mesmo sobre algumas características mais pessoais. Seja verdadeiro, pois isso demonstrará segurança. Uma boa leitura do seu próprio currículo ajudará a responder as questões mais técnicas. Caso haja abertura para perguntas ao final da entrevista, é indicado ao candidato que também as faça. Pode ser relacionado a alguma questão diretamente ligada à vaga ou mesmo sobre a empresa em si. Esse tipo de interação demonstra que o candidato tem interesse e está aberto a aprender mais sobre o local e o processo de seleção. 

Essas dicas e orientações certamente te ajudarão a se preparar melhor para a entrevista, que pode ser uma oportunidade de colocação no mundo do trabalho. De modo geral, atentar-se aos passos indicados acima e manter a tranquilidade, fará com que o processo corra bem. 

 

Fontes consultadas: 

https://blog.anhanguera.com/como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-estagio/

https://blog.estacio.br/esta-na-midia/entrevista-de-estagio/?utm_campaign=PMax|Graduacao|Presencial|Google(GDN)|PerformanceMax|Nacional_ContaEAD&gclid=CjwKCAiA24SPBhB0EiwAjBgkhiHEC1NJtLS1ewkX4nBOQChxT_fFOAM9cUw9W0xGqTwel-rH4uqvPxoCYgAQAvD_BwE

https://www.unibh.br/blog/como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-estagio-9-dicas-para-se-dar-muito-bem/