Qual profissão seguir? Confira alguns cursos e áreas que estão em alta

Quem está terminando o ensino médio se depara com uma grande dúvida: qual profissão seguir? Isso porque o mundo do trabalho é amplo e traz centenas de possibilidades. Além disso, existe a preocupação em escolher uma área que permita desenvolver funções que proporcionem o sentimento de realização, o que exige, além de tudo, autoconhecimento.

Antes de tudo, é necessário entender como as suas habilidades podem contribuir para área que você já simpatiza. Depois, avaliar quais profissões dessa mesma área estão em alta.

Continue lendo e conheça alguns cursos e áreas que estão em alta no Brasil

MEDICINA E CURSOS CORRELATOS

Uma das áreas que menos sofre impactos no mercado de trabalho. Isso porque contempla o cuidado humano em diversas frentes. Os setores em destaque são enfermagem, psicologia, medicina clínica e fisioterapia.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O mundo está cada vez mais tecnológico e automatizado. Para permanecerem ativas no mercado, as empresas buscam profissionais que entendam e implementem ferramentas tecnológicas. As áreas com mais procura são de programação, big data, engenharia de software e segurança da informação.

MARKETING

A experiência entre marca e consumidor é assunto cada dia mais em alta. Por esse motivo, profissionais de marketing estão entre os mais requisitados e com expectativas de crescimento. Marketing digital, e-commerce, UX e marketing de conteúdo são alguns dos setores em ascensão.

DIREITO

Uma área tradicional no mercado, mas que continua em crescimento, o profissional de direito é fundamental para empresas e tem chances de evoluir até mesmo com o próprio escritório. Dentre as vertentes em alta, estão o tributário, trabalhista, recuperação judicial e segurança de informação.

GESTÃO AMBIENTAL

Outro tema muito discutido no mercado atual é a sustentabilidade e qualidade de vida do planeta e das pessoas. É por esse motivo que áreas que envolvam a gestão ambiental estão ganhando espaço nas empresas. Engenharia ambiental, hídrica ou florestal, gestão de resíduos e biotecnologia são as áreas destacadas.

Se identificou com algum dos cursos? Se sim, ótimo! Mas, se segue em dúvida, procure instituições de ensino superior e pergunte sobre a possibilidade de fazer um teste vocacional. Muitas delas oferecem esse serviço gratuitamente para ajudar os futuros calouros a serem assertivos na escolha da graduação.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo