Primeiro estágio: 4 dicas para se destacar no ambiente de trabalho

Primeiro estagio

São dicas para você aplicar em seu dia a dia, se destacar em seu primeiro estágio e entrar com o pé direito no mundo do trabalho. 

 

Você está prestes a começar seu primeiro estágio? Nessa etapa da vida, é preciso saber como aproveitar essa experiência ao máximo para aprender mais e  se destacar no mundo do trabalho. 

Para ajudar, veja 4 dicas para se sair bem no seu primeiro estágio e ser bem-sucedido na sua carreira profissional. 

1. Tenha autoconhecimento e entenda seus limites pessoais

O autoconhecimento é fundamental para quem quer ter sucesso em seu primeiro estágio. Ao entender a si mesmo, fica muito mais fácil conhecer e aceitar as pessoas ao seu redor. Além disso, ajuda a  convivência no ambiente de trabalho e a controlar suas emoções. 

Ainda, é por meio do autoconhecimento que você aprende sobre seus limites pessoais. Alguns exemplos de limites pessoais são:

  • “Não vou me envolver com pessoas cujas palavras não condizem com suas ações.” 
  • “Não me associarei a pessoas que maltratam humanos e animais.”
  • “Não vou tolerar qualquer tipo de comportamento abusivo.”

Dessa forma, você desenvolve mais a autoestima, confiança e estabilidade emocional. Estabelecer e deixar claros seus limites pessoais para os outros é sinônimo de saúde mental, além de ser essencial para manter relacionamentos mais saudáveis no trabalho. 

Ter limites pessoais e autoconhecimento não significa falta de empatia, mas sim saber quais são os seus valores e levar a vida de acordo com aquilo que você acredita. Sendo assim , ajuda a entender o outro e a respeitar os seus limites. Ter essa  habilidade em seu primeiro estágio mostra que você tem capacidade de lidar com as situações no dia a dia e pode ganhar grande destaque por isso. 

2. Seja comprometido e esforçado

Pode até parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar a importância de ser comprometido e esforçado. Assim como na escola ou faculdade, é essencial prestar atenção nas orientações, participar de treinamentos e tirar dúvidas com o restante da equipe. 

Também, um bom estagiário é responsável e encara o trabalho com seriedade: não é por ser um estágio que o seu trabalho não é importante! Por isso, valorize e dedique-se para entregar a sua parte em dia, sempre buscando melhorar e contribuir com a equipe.

Ainda, lembre-se de:

  • Ser pontual.
  • Conferir se as atividades foram realizadas conforme pedido.
  • Prestar atenção em erros de grafia ou digitação.
  • Demonstrar interesse pelo trabalho.
  • Ser proativo e participativo.

Estes atributos são valorizados em profissionais de diversos níveis e nunca é cedo demais para começar a construir a sua imagem e carreira profissional. 

3. Aprenda sobre educação socioemocional 

A inteligência socioemocional é a capacidade que temos de perceber, compreender, expressar e administrar nossas emoções. Assim, é possível compreender nossos próprios sentimentos e dos outros para conviver melhor em sociedade. 

Portanto, a educação socioemocional é fundamental para o desenvolvimento pessoal, nos estudos e no trabalho, sem contar que também ajuda a controlar e gerir as emoções e o estresse, facilitando o convívio com seus colegas de trabalho, chefe e outros membros. 

Essa habilidade faz com que você tenha mais consciência social e empatia para compreender o ponto de vista do outro, melhorando os relacionamentos e evitando conflitos interpessoais.

4. Aprimore suas habilidades

Ao iniciar em seu primeiro estágio, você começa a ganhar experiência e adquirir as habilidades necessárias para seguir no mercado de trabalho. Por isso, você deve aprimorá-las  para garantir um futuro promissor. 

Então, o indicado é fazer cursos, assistir a palestras e workshops a fim de melhorar suas habilidades profissionais e pessoais. O CIEE/PR, por exemplo, oferece diversos cursos que podem ajudar em sua evolução profissional, como:

  • Relacionamento interpessoal nas organizações.
  • Etiqueta e postura profissional.
  • Raciocínio lógico.
  • Técnicas de organização.
  • Marketing pessoal.
  • Oratória.
  • Planejamento estratégico pessoal e profissional.
  • Vencer desafios no ambiente de trabalho.
  • Inteligência emocional no ambiente social e profissional.
  • Atitudes comportamentais.

Para mais dicas de comportamento no mercado de trabalho e estudos, acesse o nosso blog e confira outros assuntos importantes do mercado, notícias e novidades do CIEE/PR, como cursos presenciais e a distância.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo