Qual a importância de aprender um segundo idioma?

Entenda os principais benefícios de aprender um segundo idioma e veja como isso pode ser um diferencial no mundo do trabalho.

Dominar um segundo idioma, especialmente o inglês, deixou de ser considerado um diferencial e se tornou um conhecimento indispensável. Mas, além dos benefícios para a vida profissional, aprender um idioma diferente do seu também traz vantagens importantes para a vida pessoal.

Confira abaixo 5 motivos que listamos para você: 

1. Diferencial no mercado de trabalho

Um levantamento feito pela British Council Brasil apontou que apenas 5% da população brasileira fala inglês, desses, apenas 1% é fluente no idioma. 

O inglês é muito importante, no entanto, existem outros idiomas que você pode aprender. Quanto mais idiomas souber, maior será seu diferencial. Segundo dados do Duolingo, aplicativo que ensina idiomas, 63% dos estudantes cadastrados no Brasil aprendem inglês. Já os outros idiomas mais populares no país são: espanhol, francês e italiano. 

2. Chances de salários maiores

No mercado de trabalho, pessoas que sabem um segundo idioma têm chances de salários melhores. De acordo com pesquisa feita pela Catho, profissionais com proficiência em inglês podem ter um aumento salarial de até 60%.

3. Desenvolve a criatividade

O processo criativo também está ligado ao nível de aprendizado de outras línguas. Pessoas que falam mais de um idioma têm maior concentração de criatividade do que aquelas que não sabem, por que o conhecimento de diversos idiomas ajuda a extrair informações e ideias diferentes.

Também, quem aprende um novo idioma, tem a tendência de ser mais atento e focado no que estamos dizendo e, consequentemente,  mais racional e lógico. Uma coisa diferente acontece quando você fala sua língua nativa porque você tem domínio, mas menos racionalidade e lógica. 

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela Adobe apontou que pessoas criativas têm salário 13% maior do que as não criativas. 

4. Desenvolve habilidades no mercado de trabalho

Um estudo feito pela consultoria McKinsey identificou que as habilidades mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho são:

  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • habilidade para trabalhar com diferentes culturas;
  • habilidade para comunicação oral e escrita;
  • raciocínio lógico;
  • facilidade para se relacionar;
  • facilidade de aprender. 

Todas essas habilidades são desenvolvidas quando aprendemos um segundo idioma. 

5. Suas habilidades sociais melhoram

Além das habilidades de vocabulário e gramática, ao aprender um segundo idioma você também desenvolve sua autoconfiança e comportamento. 

Isso acontece porque ao aprender uma língua estrangeira, você ganha conhecimento sobre a cultura e, por consequência, como se comportar socialmente. Essa habilidade se torna muito útil para melhorar o relacionamento com colegas estrangeiros, como em sala de reuniões, saguão do aeroporto e até na hora do happy hour

Se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado, notícias e novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo