Como equilibrar as despesas no ano que começa?

Nem sempre é fácil lidar com o dinheiro gasto no fim de ano, mas é importante saber exatamente o que fazer para não ficar no vermelho

Férias escolares, recesso no trabalho, presentes de Natal, amigos secretos, ceia das festas e muitos outros gastos fazem com que a virada de ano acabe sendo uma época complicada. Isso porque, além dessas despesas, quando o ano começa os gastos são ainda maiores.

Quando se trata de gerenciamento financeiro, todo cuidado é pouco. Então separamos algumas dicas para você economizar nas despesas.e não se complicar.

Faça um planejamento anual

Sabe aquela listinha de coisas para fazer no novo ano que chegou? Um planejamento financeiro prévio pode e deve estar entre suas metas para 2020. Quando você se organiza de forma inteligente, a preparação para as despesas do final do ano é muito mais simples.

É comum surgirem alguns gastos inesperados nessa época do ano. Para evitar maiores complicações, a principal dica é fazer uma reserva que contemple uma parte desses custos. Dessa maneira, você estará melhor preparado e não sentirá tanta diferença nas despesas. 

Estabeleça prioridades

Apesar do planejamento ser ideal, muitas vezes ele não acontece, mas isso não é motivo para se desesperar. Caso o dinheiro não dê para todas as contas, por exemplo, priorize as essenciais, como aquelas relacionadas à sua fonte de renda principal, moradia e os serviços que podem ser cancelados se não tiverem pagamento.

Esse é um momento importante para rever suas metas. Talvez não seja a melhor escolha investir em uma TV nova ou um carro zero. Tudo isso pode ser adiado para um momento mais oportuno.

Não se esqueça das dívidas!

Se você está com aquelas dívidas que insistem em nos chatear todos os dias, essa pode ser a melhor hora para aplicar, por exemplo, o dinheiro recebido com o 13º salário. Se for possível, tente pagar suas dívidas à vista e negocie descontos para economizar ainda mais.

Se, por acaso, sua dívida for muito grande, procure dar prioridade ao pagamento daquelas com juros mais altos.

Corte gastos

Com o ano começando, o momento é essencial para rever seus gastos e aproveitar para reduzi-los. Analise o que ainda faz sentido manter e o que pode abrir mão ou o que não foi muito utilizado durante todo o ano.

Será que você está utilizando todos os serviços de streaming que paga? Seu pacote de TV a cabo faz sentido? O gasto com o pet shop não está sendo exagerado? Vale a pena refletir e pensar muito bem em possíveis cortes!

Saiba inverter as compras

Você provavelmente deve saber que, quando há mais procura, os preços tendem a aumentar, certo? Por isso, uma tática inteligente é saber inverter as suas compras. Você pode, por exemplo, comprar materiais escolares em dezembro, quando os preços ainda não estão tão altos. 

Roupas, itens para casa e o que mais você desejar podem ser comprados em janeiro, quando ocorrem inúmeras promoções.

Equilibrar as contas nem sempre é uma tarefa simples. Porém, com um pouco de planejamento e organização, você pode aplicar seu dinheiro de forma correta e fazer o seu fim de ano ser mais tranquilo.

 



Os comentários estão desativados.

-->