Como pensar fora da caixa pode ajudar em sua carreira

O mundo do trabalho está em constante evolução e, por isso, aqueles que pensam diferente podem se destacar em suas atividades. Entenda

Se você está entrando agora no mercado de trabalho ou está procurando evoluir em sua carreira, nós temos algo muito importante para dizer: é preciso pensar fora da caixa. Embora esse tipo de afirmação seja cada vez mais comum, profissionais que pensam de forma diferente tendem a ter uma carreira com sucesso ainda maior.

Por isso, seja você um profissional que está começando ou aquele que deseja se reinventar, o primeiro passo é transformar a forma como você pensa. É preciso deixar de lado os conceitos padrões e entender a pluralidade do mercado, ou seja, é necessário estar atento e com olhos abertos em todas as direções.

Mas, o que é pensar fora da caixa?

Em linhas gerais, podemos dizer que pensar fora da caixa é quando o profissional tem uma orientação ou ponto de vista diferente da linha normal de raciocínio. Isso quer dizer olhar para um problema comum com uma visão diferente e mais ampla.

Por que isso é importante para sua carreira?

Nós vivemos em uma era totalmente digital, com cada vez mais conexões virtuais jamais vistas e pensadas anteriormente. No mundo do trabalho é a mesma coisa: pensar em soluções que não haviam sido pensadas anteriormente pode conquistar o público ao qual você está se dirigindo.

Você, enquanto profissional, precisa ter uma visão mais ampla e global dentro do que está propondo. Quando o que é dito, pensado ou visto é mais do mesmo, fatalmente o sucesso do negócio acaba ficando comprometido. Porém, quando algo chama atenção pelo diferente, pelo criativo, pela inovação, as chances de sucesso são muito maiores.

Por conta disso, para sua carreira, pensar fora da caixa significa ser visto! Você deve saber melhor do que ninguém que, no mundo do trabalho, quando você não é visto, você não é lembrado. Por isso, tentar uma abordagem diferente pode ajudar a crescer na carreira mais rapidamente.

Dicas para pensar fora da caixa

Não há fórmula mágica para aprender a pensar fora da caixa. É preciso estudar diariamente, de formas diferentes e ter uma visão mais aguçada e empreendedora perante o mercado. 

Amplie seu repertório

Quanto maior sua bagagem de informações e vivências, tanto pessoais quanto profissionais, mais condições você terá de defender o seu ponto de vista e pensar em soluções diferentes para problemas e desafios.

Isso é algo que pode ser feito de forma simples, como ler livros, assistir filmes e viajar. A longo prazo, uma pós-graduação ou outro tipo de estudo que possa agregar algo em sua carreira também são opções válidas. 

Fale com pessoas diferentes

Quando nós temos o hábito de falar apenas com as mesmas pessoas, é natural que tenhamos uma ideia de vida e repertório mais centralizada. Porém, para o mundo do trabalho, é preciso ampliar o seu networking com pessoas diferentes.

Vá a feiras, participe de reuniões, encontros, palestras, simpósios, etc. Tudo o que possa agregar em seu conhecimento também irá ajudar você a pensar de maneira diferente. Porém, vale a ressalva que, nestes casos, você precisa conectar-se com pessoas interessantes e interagir com elas.

Tenha firmeza em sua ideia!

Você sabia que a cultura do “teste e aprenda” tem sido uma característica cada vez mais presente nas grandes corporações? Nessa era digital, no qual as coisas são muito rápidas, a tentativa e erro tem sido muito utilizada.

Por isso, assumir riscos calculados é desafiar-se! Isso quer dizer que você precisa ser firme em uma ideia que tiver, seja para um projeto ou na organização de trabalho. Você dará suas contribuições dentro de um time e deve monitorar respostas que confirmem ou não o que você imagina. Não importa qual é sua área de atuação, assumir riscos lhe dá força para encarar o mercado de frente.

Percebeu como pensar fora da caixa pode ajudar na sua carreira profissional? Estar em constante atualização é essencial para lidar com um mercado cada vez mais exigente!



Os comentários estão desativados.

-->