Educação financeira: o que é e qual sua importância 16 de abril de 2019 • Notícias Destaques Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias sobre Cursos

 A educação financeira pode ser definida como um processo de aprendizado sobre conceitos financeiros e a administração de suas finanças

Em uma época de dúvidas e preocupações com o futuro, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida mais tranquila e segura. Em resumo, preocupar-se em cuidar do seu dinheiro é uma das preocupações básicas para garantir estabilidade com suas finanças.

O que a educação financeira se propõe a fazer não é mudar os hábitos do indivíduo, mas sim transmitir conceitos importantes e incorporar conhecimentos, habilidades e confiança para que ele tome as melhores decisões quando se trata de dinheiro.

A educação financeira auxilia a ponderar sobre:

– A importância do controle orçamentário;

– Os impactos e a necessidade de se evitar o endividamento;

– Os efeitos positivos de construir uma reserva financeira, a médio e longo prazo;

– Como incorporá-los ao seu dia a dia de forma orgânica.

Principais conceitos financeiros

Existem algumas noções básicas que são absolutamente fundamentais para qualquer indivíduo que queira assumir o controle de suas finanças. Entender, por exemplo, a diferença entre juros simples e juros compostos, que vão se acumulando ao passar do tempo, e o impacto da inflação no orçamento familiar é primordial para um bom planejamento financeiro.

Pensamento redobrado

Sem a confiança que mencionamos anteriormente e o conhecimento prévio de alguns assuntos, é natural que você possa cometer alguns erros que atrapalhem sua saúde financeira.

Algumas delas são:

– Comprar sem necessidade um produto em promoção

– Trocar o carro por um novo

– Ir a restaurantes frequentemente

Claro que existem situações específicas, mas elencar prioridades entre os gastos, principalmente os grandes, como a troca de um carro, é fundamental para conseguir equilibrar as finanças e definir claramente quais despesas são prioridades e quais são dispensáveis.

A educação financeira possui inúmeros benefícios à vida de qualquer pessoa. Por meio dela, é possível pensar no presente e também sonhar com o futuro de forma organizada e longe do endividamento.

O CIEE/PR possui cursos voltados à educação financeira. A data da realização da matrícula e das aulas, você encontra clicando aqui. Aproveite!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo