Programa de Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR cumpre os objetivos da Lei n° 10.097/2000, regulamentada pelo decreto federal no5. 598/2005 e portaria n°723/2012 (M.T.E. – Ministério do Trabalho e Emprego, atual Ministério da Economia) e suas alterações.

Esse processo de capacitação profissional auxilia as empresas no cumprimento das cotas obrigatórias de contratação de aprendizes, proporcionalmente ao número de empregados efetivos. De acordo com a legislação, as empresas devem contratar aprendizes na proporção mínima de 5% e máxima de 15% sobre o número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

Para execução adequada desse programa e melhor aproveitamento dos aprendizes durante o período máximo de 24 meses de contrato, o CIEE/PR dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por instrutores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão todo suporte às necessidades das partes envolvidas no processo.

As empresas parceiras que contratam aprendizes capacitados pelo CIEE/PR só têm a ganhar com a gestão de novos talentos e formação de um quadro funcional qualificado, além de potencializar seu conceito de responsabilidade social. Como organização beneficente, tendo por objeto a assistência ao estudante e à educação profissional, o CIEE/PR atua na condição de entidade certificadora dos cursos para formação e capacitação de aprendizes, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e risco social.

Legislação:
Portaria MTE 723 de 23 de abril de 2012
Lei 10097-2000
Decreto nº 9.579-2018
Manual de Aprendizagem MTE

Quem pode ser Aprendiz?

Estudantes da rede pública e particular, matriculados e frequentes nas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior ou que já tenham concluído o Ensino Médio, com idade entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Quais áreas de capacitação são ofertadas?

Os cursos desenvolvidos pelo CIEE/PR e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego são:

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Pode executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, podendo atender fornecedores e clientes, prestando informações sobre produtos e serviços e tratando de documentos variados.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Preparação e abastecimento de materiais para alimentação de linhas de produção, separação de materiais para reaproveitamento, organização da área de serviço/linha de produção.

COMÉRCIO E VAREJO

Podem auxiliar na venda de mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, orientando clientes, promovendo a venda e demonstração de funcionamento de mercadorias.

VAREJO E SUPERMERCADO

Controlar e registrar a entrada e saída de mercadorias, realizar a preparação, exposição e demonstração de mercadorias nos pontos de venda.

TELESSERVIÇOS / TELEMARKETING

Atendimento e cadastramento de usuários/clientes, oferecendo serviços e produtos, prestar serviços técnicos especializados, sempre via teleatendimento.

Todos os cursos ofertados pelo Programa de Aprendizagem são realizados de forma simultânea com a aprendizagem prática na empresa. As disciplinas específicas dos cursos são divididas em módulos relacionados com diversos temas.

O Programa de Aprendizagem do CIEE/PR conta com uma equipe de instrutores altamente capacitados que se utilizam de métodos de ensino práticos e arrojados, adaptados ao mundo dos jovens, aliando com facilidade a teoria com a prática vivenciada nas empresas, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos aprendizes.

Ficou com dúvidas?

Acesse nosso FAQ