SALAS VIRTUAIS ENRIQUECEM A APRENDIZAGEM TEÓRICA DOS APRENDIZES DO CIEE/PR 5 de fevereiro de 2021 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Com a chegada da pandemia, portanto, adoção de medidas de prevenção sanitária, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR, aderiu a novas estratégias e formatos para continuidade na capacitação e acompanhamento dos seus aprendizes em todo o Paraná. Tais ações vêm para qualificar o processo da aprendizagem e vieram a somar às outras abordagens metodológicas já implantadas no desenvolvimento do programa.

Entre os novos formatos adotados estão as Salas Virtuais, programadas nos períodos correspondentes aos dias e horários da capacitação teórica dos aprendizes. Essas salas se caracterizam como encontros complementares e suas temáticas podem variar de acordo com a demanda, interesse dos participantes e plano de atividades. Ou seja, a construção dos encontros é realizada coletivamente entre os aprendizes e o instrutor presente, sem, no entanto, perder o seu caráter instrutivo e de capacitação.

“Dar voz aos jovens representa um momento de crescimento deles e da sociedade. Está sendo muito gratificante” Claudia Haschich, Pedagoga.

Vale lembrar que as lives ocorrem em paralelo aos encontros das atividades on-line, que estão sendo realizados desde março de 2020 e são destinadas a todos os aprendizes do Estado.

 

Confira abaixo alguns depoimentos sobre a atividade:

“Foi uma aula muito produtiva, onde tive contato com diversas pessoas com realidades diferentes. Isso nos dá um contraste da vida e nos mostra o quanto devemos respeitar cada um, não importa a sua limitação. Parabéns a equipe do CIEE/PR por ter conduzido com maestria essa aula.” Marcos Pietro Pereira, Aprendiz.

Sobre o tema: “O que você quer ser, quando crescer?” “Essa aula me trouxe mais certeza de que eu tenho meu próprio tempo. Me trouxe tranquilidade de atravessar uma fase de cada vez, e entendimento emocional sobre esse assunto. O CIEE/PR está de parabéns pela aula incrível!” Leticia Ribeiro, Aprendiz.

“Que este período que vocês passam como aprendizes do CIEE/PR seja uma fase de muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional; lembrem-se sempre do CIEE/PR como uma Instituição que torce pelo sucesso de cada um  e levem o nosso carinho por pela vida toda. O mundo é de vocês!” Simone Paulin, Gerente da DIVCC.

 

O Programa de Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR cumpre os objetivos da Lei n° 10.097/2000, que determina que empresas contratem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, com contrato de trabalho com prazo determinado, na condição de aprendiz. A empresa deve cumprir uma cota entre 5% e 15% do seu quadro de funcionários que demandem formação profissional.

A Aprendizagem é composta por uma parte teórica, feita na Instituição Formadora – CIEE/PR – e uma parte prática realizada na empresa contratante cumpridora da cota, compondo assim o trabalho educativo, unindo a teoria e a prática.

Para execução adequada desse programa e melhor aproveitamento dos aprendizes durante o período máximo de 24 meses de contrato, o CIEE/PR dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por instrutores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão todo suporte às necessidades das partes envolvidas no processo.

Como organização beneficente, tendo por objeto a assistência ao estudante e à educação profissional, o CIEE/PR atua na condição de entidade certificadora dos cursos para formação e capacitação de aprendizes, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e risco social.