Timidez para falar em público? Confira 5 dicas para se sentir mais preparado  29 de outubro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Falar em público não precisa ser aquela experiência aterrorizante. Veja como se dar bem nesses momentos

Há quem diga que o medo de falar em público é maior em algumas pessoas do que qualquer outro. Porém, não há muito como fugir destas experiências: temos que lidar com falas em público desde os primeiros anos de escola – e normalmente este tipo de atividade se estende por toda a nossa vida durante os anos de trabalho. 

A boa notícia é que esse medo pode ser superado com alguma prática. Veja abaixo cinco dicas para tornar esse momento mais fácil:

Prepare-se

A primeira dica é a mais óbvia, mas talvez a mais importante. Preparar-se bem é fundamental para falar com segurança. O nervosismo natural de uma fala em público já é ruim o suficiente – se o juntarmos com o nervosismo de não dominar o assunto, a possibilidade de “travar” na frente de todo mundo aumenta consideravelmente.

Uma boa ideia na hora da preparação é considerar que você vai ficar nervoso, e não tentar fugir disso. Todo mundo fica, até mesmo os mais experientes. Levando isso em consideração desde o começo, a possibilidade de lidar melhor com o nervosismo aumenta.

Não decore

É tentador simplesmente decorar sua fala frase por frase, mas essa nunca é a melhor ideia. É muito mais fácil saber quais são os pontos principais do assunto e tratar deles naturalmente, como se estivesse explicando suas ideias para seus amigos. Além de deixar sua apresentação menos fluida, decorar um texto é muito mais arriscado: é muito mais fácil esquecer algo que você decorou do que algo que você domina.

Não antecipe demais

Embora a preparação e o domínio do assunto sejam fundamentais para uma apresentação, preocupar-se demais antes que o momento chegue é um problema que deve ser evitado. A ansiedade antes da fala em público pode piorar o nervosismo quando o momento realmente chega – e, normalmente, percebemos que as coisas nem são tão ruins quanto eram na nossa cabeça.

Foque no seu público

Independentemente de qual seja a apresentação, palestra ou fala, é importante tentar entrar em sintonia com seu público para ganhar a confiança dos ouvintes. Tente conversar com algumas pessoas antes da hora. Quando estiver falando, olhe as pessoas nos olhos e tente interagir com elas o máximo possível. Assim, a tendência é que sua fala seja mais aceita e tudo flua mais naturalmente.

Divirta-se

Falar em público pode ser um pesadelo para os mais tímidos entre nós, mas não precisa ser assim. Se você estiver tranquilo, confiante e preparado, esta pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar suas ideias e conversar com as pessoas sendo o foco das atenções. Na medida do possível, tente se divertir enquanto estiver com a palavra e mostrar que você sabe do que está falando. 

O CIEE/PR oferece mensalmente cursos gratuitos de oratória para quem quer  se aprofundar no tema e desenvolver sua capacidade de falar em público. Clique aqui e veja dias e horários.

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo