Como aprimorar seus relacionamentos interpessoais

Entenda o que são relacionamentos interpessoais e veja dicas para melhorar suas habilidades nas relações pessoais e profissionais.

Relacionamento interpessoal é um termo utilizado para todas as relações entre duas ou mais pessoas em diversos contextos. Manter bons relacionamentos é fundamental para a boa convivência em sociedade.

Quando um relacionamento é agradável, é muito mais fácil permanecer naquele ambiente e também gera em cada indivíduo muito mais satisfação pessoal e realização profissional. Além disso, o respeito e a aceitação geram bem-estar, o que, no mercado de trabalho, também estimula a produtividade do colaborador e da equipe. 

O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento é o vínculo criado entre duas ou mais pessoas. Em uma relação interpessoal, desenvolve-se um vínculo de interdependência. Temos, por exemplo:

  • a relação de pais e filhos;
  • a relação entre adultos;
  • a relação amorosa; 
  • as relações de trabalho.

Em nossas vidas, estabelecemos múltiplos relacionamentos que começam com pessoas muito próximas, como os pais, depois continuam com os amigos, até chegarem aos do mundo do trabalho. 

Todo relacionamento interpessoal deve ser constantemente trabalhado e melhorado, a fim de manter um bom convívio em sociedade, especialmente no ambiente profissional. 

Os relacionamentos pós-pandemia

Após o início da pandemia da covid-19 em março de 2020, os relacionamentos interpessoais sofreram transformações, não só os familiares como também no trabalho. Isso porque foi preciso manter o isolamento social, provocando uma mudança abrupta para o home office. 

Dessa forma, no trabalho, muitos perderam o contato diário com os colegas e passaram a ter reuniões apenas on-line ou por e-mails, o que é prejudicial para a manutenção dos relacionamentos. 

O que causa problemas nas relações interpessoais no trabalho?

As relações interpessoais são muito complexas, uma vez que envolvem indivíduos totalmente diferentes. As principais causas das dificuldades nas relações interpessoais no ambiente corporativo podem ser: 

  • comunicação incorreta e ineficaz;
  • falta de autoconfiança;
  • dificuldades pessoais não processadas;
  • dificuldade em gerenciar emoções (positivas ou negativas);
  • estresse das atividades diárias;
  • habilidades sociais ineficazes;
  • ansiedade social;
  • medo do julgamento. 

Dicas para melhorar as habilidades interpessoais

Para melhorar as habilidades interpessoais no trabalho e na vida pessoal, é  preciso, primeiramente, identificar a causa do problema. Confira quatro dicas úteis para as habilidades interpessoais. 

1. Melhore seu estilo de comunicação 

Como você se comunica com as pessoas? Quando fala com alguém, você diz claramente como se sente? Como você costuma ser recebido pelos outros? 

Essas são perguntas essenciais a serem respondidas para melhorar seu estilo de comunicação. Você deve entender se sua maneira de se comunicar é agressiva, tímida, distorcida, direta ou indireta e tentar ajustá-la.

Entenda quais aspectos da sua comunicação podem estar prejudicando suas relações e reflita sobre o que você poderia fazer diferente. 

2. Explique suas decisões 

Quando tomamos decisões que impactam os outros e não explicamos para as pessoas envolvidas, elas podem sentir que não têm importância e tendem a recuar, defender ou atacar. No trabalho, se você tem um cargo de liderança, pode parecer até mesmo autoritarismo. 

Para evitar que isso aconteça, envolva outras pessoas em seus processos de tomada de decisão, deixando-as saber que você se importa com o ponto de vista delas. 

3. Sempre aja com respeito e empatia

O respeito e a empatia são habilidades de grande importância para bons relacionamentos interpessoais. A empatia é ser capaz de se colocar no lugar do outro, entendendo o processo que o leva a pensar e agir de acordo com seus próprios critérios. Para isso, é necessário que você tenha uma atitude aberta e não crítica.

4. Aceite bem as críticas construtivas

A crítica construtiva, feita com bons argumentos e por pessoas que se importam com você, deve ser reconhecida e aceita.

Geralmente, ao ouvir uma crítica, a tendência do indivíduo é argumentar e adotar atitudes altamente prejudiciais, como as passivo-agressivas. Por outro lado, o ideal é deixar o orgulho de lado e ouvir o que o outro tem a dizer. Essa simples atitude pode solidificar o nível de confiança nas relações interpessoais.  

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Fontes consultadas:

https://www.uninter.com/noticias/pandemia-alterou-as-relacoes-interpessoais-no-trabalho

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/relacionamento-interpessoal

https://www.uff.br/?q=relacionamentos-interpessoais-em-tempos-de-confinamento-dicas-para-lidar-com-conflitos

https://www.lider.inc/noticias/gestao/5-tendencias-nas-relacoes-de-trabalho-no-pos-pandemia

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