O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) foi fundado em 14 de agosto de 1967. Iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mundo do trabalho.
Entre os fundadores, destacam-se os ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior, Conselheiros Eméritos. Desde então, milhares de estudantes passaram pelo Programa de Estágio do CIEE/PR, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral.
Vale ressaltar também a contribuição de várias entidades, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Associação Comercial do Paraná, a Federação do Comércio do Estado do Paraná, Secretarias de Estado e Instituições de Ensino de Nível Médio e Superior.
Há mais de 57 anos, o CIEE/PR atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de aprendizagem e estágio, cursos de capacitação e cidadania, e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, nossa entidade já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública e possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,6 milhão de adolescentes, jovens e estudantes no mundo do trabalho.
– Zelar pelo instituto do estágio, objetivando a sua perpetuidade;
– Fazer do estágio, da aprendizagem e da capacitação um compromisso com a Educação, o Trabalho e a Cidadania;
– Tratar os parceiros como gostaríamos de ser tratados;
– Valorizar os colaboradores, patrimônio social com o qual o CIEE/PR cumpre a sua missão.
O CIEE/PR tem como objetivo garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências e o relacionamento interpessoal e hierárquico, permitindo o conhecimento e a compreensão do trabalho. Por intermédio de Programas de Estágio e de Programas de capacitação que visam a democratização de conhecimentos, como os de Informática, Comunicação Eficaz – Oral e Escrita e Orientação Profissional, prepara os alunos para o convívio profissional e o exercício da cidadania, o que garante uma melhor integração dos estudantes com o mundo do trabalho.
Agregar valor à formação profissional dos estudantes paranaenses por intermédio de parcerias com Empresas e Instituições de Ensino é a missão institucional do CIEE/PR, que atua em conformidade com a Lei nº 11788/08.
Somos uma instituição que atua em prol do desenvolvimento humano e também preocupa-se com a contínua evolução das tecnologias, da nova organização e gestão do trabalho, que exigem valorização e atualização permanente dos recursos humanos e tecnológicos. Por esta razão, mantém uma equipe especializada para atendimento aos estudantes, empresas e instituições de ensino. Busca, constantemente, a atualização tecnológica como garantia do já adquirido reconhecimento pela qualidade de suas atividades.
Conheça um pouco mais sobre a diretoria do CIEE/PR.
Presidente – Antoninho Caron
Vice-Presidente – Eugênio Libreloto Stefanelo
Vice-Presidente – Armindo Vilson Angerer
David Antonio Pancotti
Francisco Ferraes Neto
José Eduardo Moraes Sarmento
Marcia Schier
Ex-Presidentes
Domingos Tarço Murta Ramalho
José Ribamar Brasil dos Reis
Luiz Nicolau Mäder Sunyé
Fernando Fontana
Alcino Miguel de Amorim
Werner Egon Schrappe
Arnaldo Luiz Miró Rebello
Alaides Francisco de Oliveira
Edson José Ramon
Estefano Ulandowski
José Lúcio Glomb
Marcos Domakoski
Zaki Akel Sobrinho
Eduardo Christiano Lobo Aichinger
Juarez Miguel Rossetim
Judas Tadeu Grassi Mendes
Ivo Klug
Lilian Deisy Merlin Camargo Franzoni
O programa de estágio e o programa aprendiz possuem legislações específicas, cada um com suas particularidades. Confira: