“Nestas cinco décadas de atuação, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) cresceu e consolidou-se como referência em programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação para o mundo do trabalho nas empresas, entidades diversas e nos órgãos públicos parceiros, em busca de uma educação de qualidade para alavancar o país rumo ao desenvolvimento.” A declaração foi feita pelo presidente do CIEEPR, Arwed Kirchgässner, durante “Café da Manhã” comemorativo dos 50 anos de fundação, com a presença de autoridades, parceiros, diretores e colaboradores da instituição.

“Para atingir esse patamar – prosseguiu – não basta apenas um discurso bonito e coerente. São necessárias ações efetivas que busquem na qualidade um sistema eficiente. No balanço dos 50 anos de atividades, o CIEE/PR destacou-se pelo saldo positivo de inserção de jovens em estágios, com reflexos na concessão de centenas de milhares de bolsas-auxílio que, em grande parte dos casos, é a única renda para o estudante manter-se nos estudos e, por vezes, até complementar o orçamento familiar.”

Presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Fontana, destacou em sua fala que o CIEE/PR precisa projetar suas ações para os próximos 50 anos, com o mesmo objetivo dos fundadores e sucessores de continuar o seu papel social de inclusão das novas gerações no mercado de trabalho.

Presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana

Além de Curitiba, estão programados também eventos comemorativos do cinquentenário do CIEE/PR nas cidades de Londrina, Maringá e Cascavel, polos das 32 unidades de atendimento nos municípios do interior paranaense.

Fundação

O CIEE/PR foi fundado em 14 de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de professores e empresários, então preocupados com o distanciamento entre a formação teórica do estudante na escola e a capacitação prática para acesso ao mercado de trabalho.

O CIEE/PR é uma associação civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.  Além do Programa de Estágio (para estudantes acima de 16 anos de idade), o agente de integração disponibiliza também o Programa Aprendiz (para jovens entre 14 e 24 anos de idade) e dezenas de cursos livres de capacitação para o trabalho, previsto na Lei nº. 10.097/2000.

Desde a fundação, cerca de um milhão de estudantes foram encaminhados pelo CIEE/PR para estágio nas empresas parceiras. Muitos tornaram-se profissionais bem-sucedidos que hoje ocupam posições de destaque em grandes organizações corporativas, na Magistratura, nos Poderes Legislativo e Executivo.

O estágio é o primeiro passo para o estudante adquirir experiências que o ajudarão a ter acesso ao futuro emprego.

Homenageados

Na ocasião, diversas empresas, instituições de ensino e outras entidades receberam o Troféu Parceiros do CIEE Paraná como homenagem à contribuição que vêm prestando aos programas de estágio e aprendizagem.  São elas: Câmara Municipal de Curitiba, representada pelo diretor geral Nilton Cordoni  Júnior; Justiça Federal de Primeiro Grau no Paraná, representada pela diretora administrativa Marina Constantino Max; Tribunal de Contas do Estado do Paraná,  por seu presidente conselheiro Durval Amaral; Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, representado  pelo presidente desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; Advocacia Belinatti Perez, representada pelo diretor Sandro Lambach;  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) – vice-presidente Cássio José Ribas Macedo, representando o presidente Joel Kruger; Grupo  Boticário, representado pelo Relações Públicas e Institucionais, Felipe Salomão; Colégio Estadual do Paraná – professora Maria Eleniz Ferreira Elias; Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), representada por seu presidente Carlos Eduardo de Athayde Guimarães; Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba – diretor geral Hugo Eduardo Meza;  FAE – Centro Universitário – reitor Jorge Apóstolos Siarcos;  Universidade Positivo – Angela Botega, representando o reitor José Pio Martins; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – reitor Luiz Alberto Pilatti; e Universidade Tuiuti do Paraná, representada pela professora Ana Margarida Taborda Leão – pró-reitora de  Promoção Humana.

Todos os homenageados expressaram as virtudes dos programas de estágio e aprendizagem desenvolvidos pelo CIEE/PR para acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

Homenageados com o Troféu “Parceiros do CIEE/PR”

Superintendente do CIEE-RS, Luiz Carlos Eymael (à esquerda), entrega placa ao presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner, em homenagem ao cinquentenário da instituição.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo