O que fazer quando não há um retorno da entrevista? 14 de setembro de 2021 •

O que fazer quando não há um retorno da entrevista?

Entrevistas de empregos costumam exigir desenvoltura, comunicação e disposição para o processo e nada mais frustrante do que passar por uma seleção e, ao fim, não receber retorno ou feedback da vaga, não é mesmo?

Se essa é a sua primeira vez diante desta situação, não se preocupe. Separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de pedir um feedback sobre a sua entrevista de emprego. Acompanhe!



Atenção aos prazos divulgados na entrevista

O tempo de resposta de um processo seletivo pode variar de acordo com a urgência da vaga e também do estilo de cada recrutador.

Para não ficar ansioso, esteja atento aos prazos informados durante a entrevista de emprego. Se essa informação não foi passada durante a conversa inicial, você pode entrar em contato com a empresa em busca de respostas.

Mas lembre-se, esse processo deve ser feito de forma respeitosa e cautelosa. O mais indicado é que se utilize a plataforma de contato oficial entre o candidato e o recrutador.

Como a forma de contato pode variar bastante, siga a seguinte regra: se aconteceu por e-mail, encaminhe uma resposta com as suas perguntas, se for por WhatsApp, é possível entrar em contato pela rede, se foi por telefone, faça uma ligação.



O prazo passou e não recebi nenhuma resposta, o que devo fazer?

Se o prazo de resposta passou e o recrutador não entrou em contato, pode ser um sinal de que seu currículo não foi selecionado para a vaga em questão. Para manter o bom ânimo e a autoestima na busca de outras oportunidades, vale a pena pedir feedback ao recrutador que fez a sua entrevista, de forma cordial e respeitosa. 

Com a resposta do RH em mãos, é possível que você descubra se a vaga foi preenchida por uma pessoa de perfil diferente, o que é extremamente comum dentro desse universo. Além disso, o recrutador pode pontuar erros e acertos que podem ajudar em outros processos seletivos.

Vale a pena destacar que ao pedir esse feedback é importante se identificar, citar o nome da vaga em questão e o dia em que passou pela entrevista com o recrutador. Tudo isso ajuda em feedbacks mais assertivos por parte do RH e demonstra educação e proatividade por parte do candidato.

E aí, essas dicas foram úteis para você?

Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.