Confira quais são os principais benefícios do feedback no início da vida profissional e para a empresa
Uma pesquisa da Feedz, plataforma de engajamento e desempenho de colaboradores, que visa melhorar a comunicação interna, revelou que 94% dos funcionários melhoram no trabalho quando recebem um feedback claro e constante. Isso destaca a sua importância para o desenvolvimento profissional, incluindo o dos aprendizes e estagiários. Além disso, quando esses profissionais também possuem abertura para emitir suas opiniões sem medo, todos nesse processo saem ganhando.
Descubra mais sobre os benefícios do feedback na formação dos aprendizes e estagiários no artigo a seguir:
O que é um bom feedback?
Um bom feedback é quando um profissional recebe informações sobre sua evolução e seu desempenho no trabalho por parte de um gestor. Ele pode apontar aspectos bons ou ruins, mas precisa ser claro e útil. Ainda, deve ajudar o profissional a melhorar e alcançar seus objetivos.
Algumas características que um bom feedback deve ter são:
- comunicação clara e construtiva sobre o desempenho;
- deve ser específico e direto ao ponto;
- orientações para melhorias;
- reconhecimento de pontos negativos e positivos;
- deve ser baseado em fatos, não em suposições;
- precisa ser entregue de maneira respeitosa e empática.
Os benefícios do feedback para os profissionais em início de carreira
Quando os gestores dão um feedback eficaz, contribuem para o crescimento dos aprendizes e estagiários e promovem um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Entenda os principais benefícios:
Aprimoramento do desempenho
O feedback ajuda os estudantes a entenderem como está o seu desempenho no trabalho e, consequentemente, a melhorar sua performance. Quando eles recebem orientações específicas sobre suas tarefas e comportamentos, podem ajustar seu trabalho para atender às expectativas da empresa.
Aumento das oportunidades de crescimento
O feedback é uma maneira importante de descobrir como se pode crescer e melhorar seu trabalho. Quando o gestor fornece um bom feedback, esses profissionais podem entender quais habilidades precisam aprender ou aprimorar. Isso ajuda a criar um plano para alcançar seus objetivos na carreira.
Geração de engajamento e motivação
Quando os estagiários recebem reconhecimento pelo trabalho bem feito, sentem-se valorizados e inspirados a continuar se esforçando. Já um feedback apontando aspectos negativos, mas feito com empatia, mostra a eles que seu desenvolvimento é importante para a empresa.
Estímulo da aprendizagem constante
O feedback é uma maneira valiosa de promover a aprendizagem contínua. Ao recebê-lo, as pessoas podem ter novas perspectivas, aprender mais e desenvolver novas habilidades. Isso porque ele ajuda a identificar e corrigir erros, facilitando o aprendizado e o crescimento profissional.
Os benefícios do feedback para as empresas
É importante lembrar que esse “retorno verbal” deve ser sempre uma via de mão dupla. Os jovens em início de carreira também devem se sentir seguros e encorajados a fornecer suas opiniões sobre a relação com a empresa. Entenda os principais benefícios para este caso:
Criação de um ambiente de trabalho positivo
O feedback ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo no qual as pessoas confiam umas nas outras e se comunicam abertamente. Quando os funcionários podem dar suas opiniões, eles se sentem ouvidos e valorizados.
Melhoria contínua na empresa
Aprendizes e estagiários estão começando no mundo do trabalho e podem ter uma perspectiva única sobre a empresa. Assim, eles identificam problemas ou oportunidades que outros podem não perceber. Ao ouvir o que eles têm a dizer, a empresa pode melhorar em aspectos que nem mesmo tinha conhecimento que precisavam de melhorias.
Retenção de talentos
Quando os profissionais se sentem à vontade para expressar suas opiniões, eles se sentem valorizados e tendem a desejar continuar na empresa mesmo após a conclusão do programa. Por isso, empresas que valorizam a opinião dos aprendizes e estagiários têm mais chances de atrair talentos jovens e motivados.
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