3 iniciativas para as famílias participarem mais da formação dos jovens 27 de novembro de 2018 • Notícias Destaques Notícias para Empresas Notícias para Estudantes

 

Vivemos uma vida agitada, as diversas atividades do cotidiano impedem, muitas vezes, que os pais e a família participem mais ativamente da educação dos jovens. Porém, estar presente no momento da formação desses futuros profissionais é extremamente necessário.

Uma grande dúvida sobre essa participação é: que ações os familiares podem realizar para impactar positivamente a educação desses jovens? Essa questão possui várias respostas e nós separamos 3 iniciativas para que a sua família possa ter um papel mais ativo na educação dos jovens.

Conversas regulares

Durante o ensino médio, os jovens costumam passar por dilemas que ultrapassam a sala de aula e que acabam interferindo em seus resultados nos exames escolares. Cabe aos pais e à família como um todo conversar e estimular o diálogo sobre eventos do cotidiano e do mundo.

Esse tipo de conversa abre a possibilidade do jovem relacionar os assuntos aprendidos em sala de aula com o que acontece no cotidiano. Além disso, ele sentirá mais liberdade e segurança para expor seus questionamentos e tirar suas dúvidas dentro da sala de aula.

Não insista, entenda!

É comum que muitos pais e familiares sejam responsáveis pelas escolhas profissionais dos jovens, não é mesmo? Porém, essa pressão pode ser extremamente negativa e interferir diretamente nos resultados escolares.

Por isso, é papel da família e principalmente dos pais respeitarem o desejo profissional do jovem e dar apoio nessa escolha. A partir do momento em que ele se sente amparado por sua base principal, no caso a família, o seu rendimento escolar será melhor, assim como sua perspectiva futura.

Esteja presente!

Após o ensino médio, quando os alunos partem para a universidade, eles se deparam com um mundo muito maior do que eles estavam acostumados e a pressão para se alcançar resultados e boas notas aumentam consideravelmente. Estar presente nessa fase da vida é primordial para que ele se sinta amparado e protegido.

Por isso, mesmo que seu familiar esteja estudando em outra cidade, tente se fazer presente, seja com visitas regulares ou com conversas via redes sociais. Para ele, sentir esse apoio e conforto da família é essencial no resultado dos estudos, principalmente durante os finais de semestre.

É claro que existem inúmeras iniciativas que a família pode tomar para fazer com que o jovem tenha suporte para sua educação ser a melhor possível. Por isso, é necessário entender a melhor forma de tomar as atitudes de acordo com o relacionamento familiar. Não importa a forma de fazer isso, o importante é demonstrar apoio e preparar o jovem para o futuro.

 

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo