4 motivos para ingressar cedo no mundo do trabalho 17 de dezembro de 2018 • Notícias Destaques Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

O mundo do trabalho é muito competitivo e, por isso, quanto antes você adquirir experiência, maiores são as chances de conquistar um emprego de qualidade.

 

Já parou para pensar qual seria a diferença se você tivesse oportunidades mais cedo no mundo do trabalho? Hoje em dia, é muito comum que os jovens busquem experiência apenas quando estão em uma graduação, justamente nos estágios.

Entretanto, existem algumas oportunidades que podem ajudar a entrar o mais cedo possível no mundo do trabalho. O Programa Aprendiz do CIEE/PR é uma forma de proporcionar oportunidades para estudantes da rede pública e particular, matriculados e frequentando as séries finais do Ensino Fundamental ou Médio, com idade entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Quais as vantagens?

 

  1. Experiência

Um dos grandes diferenciais de participar de programas como Aprendiz, do CIEE/PR, é a oportunidade de adquirir experiência no mundo do trabalho. Dessa forma, é possível atuar em diversas áreas, nas quais futuramente poderá seguir uma carreira ou que servirá de base para um futuro trabalho.

 

  1. Postura

Uma das grandes dificuldades de quem entra tardiamente no mundo do trabalho é adequar-se a uma postura destinada ao serviço e principalmente ao relacionamento com superiores. Tendo essa experiência desde cedo, é possível moldar uma postura que esteja de acordo com o que o mundo do trabalho espera, sempre ética, responsável e pró-ativa.

 

  1. Liderança

Um dos grandes diferenciais para a conquista de um emprego é uma postura de líder, ou seja, ser capaz de assumir responsabilidades e desenvolver-se internamente para assumir futuramente um papel de gestão. A experiência com momentos de liderança é muito maior e, dessa forma, é possível sair na frente de candidatos sem essa característica no currículo.

 

  1. Habilidades comunicacionais

É muito comum que, nos primeiros empregos, os jovens enfrentem dificuldades para se relacionar e se comunicar dentro do ambiente de trabalho, seja com os gestores, seja com os colegas de empresa. Assim, é bem provável que o funcionário não consiga desempenhar bem a sua função ou tenha dificuldades para expor problemas e adversidades que possam existir.

Consequentemente, é possível afirmar que, ao estar desde cedo no mundo do trabalho, o estudante adquire habilidades comunicacionais que o auxiliarão a ter mais desenvoltura para lidar com as mais diversas situações do dia a dia em qualquer empresa.

Viu só a importância de estar no mundo do trabalho o mais cedo possível? A experiência é um diferencial muito comum e muito cobrado nos estágios e em empregos CLT. Por isso, atentar-se às oportunidades nessa fase da vida é primordial!

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo