5 atitudes essenciais para ter no mundo do trabalho 17 de janeiro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes

Confira nossas dicas de como começar bem a trajetória no ambiente profissional

Logo no início da sua trajetória no mundo do trabalho, tudo pode parecer um pouco assustador e é normal se sentir até certo ponto perdido. No entanto, não é preciso se preocupar! Você terá responsabilidades condizentes à posição de aprendiz ou estagiário e poderá contar com seus colegas para esclarecer dúvidas e ajudar no que for preciso.

Além disso, desenvolver uma postura profissional no ambiente de trabalho é fundamental para conquistar a confiança dos seus gestores e crescer na empresa ou organização. Abaixo, citaremos 5 atitudes valiosas para quem está entrando no mundo do trabalho. Confira:

1- Pró-atividade

Uma das atitudes mais valorizadas, principalmente no início da caminhada profissional, é se mostrar interessado e pronto para ajudar no que for preciso. A pró-atividade inclui não apenas ir atrás de todas as informações necessárias para realizar as suas tarefas como também estar sempre ligado no que acontece à sua volta e estar disposto a contribuir em uma atividade cuja responsabilidade não é majoritariamente sua.

2- Respeito

Atitudes desrespeitosas como machismo, xenofobia, homofobia e racismo são inaceitáveis em qualquer ambiente, e o mundo do trabalho não fica de fora. Mostrar respeito por todos os seus colegas, independente de cargo, lugar de origem, etnia, gênero e orientação sexual, é premissa básica em qualquer lugar onde você trabalhe.

3- Boa comunicação

Ter boa comunicação não significa conversar com todo mundo, mas sim ser capaz de interagir com os colegas de trabalho quando necessário e conseguir transmitir ou receber as informações de maneira bem-sucedida. Muitos cargos exigem a interação com outros setores da empresa, por isso quem se comunica de maneira clara e eficaz sai na frente.

4- Empatia

A empatia no ambiente de trabalho é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas dores ou dificuldades sem julgá-lo de maneira precipitada. O profissional que possui empatia não dá uma bronca direcionada a uma pessoa em público porque entende que ele mesmo não gostaria de ser repreendido em meio a todos os seus colegas. Essa atitude também deve ser tomada quando um profissional precisa faltar para cuidar de um familiar doente ou em outras situações inesperadas que, por mais que atrapalhem a rotina de trabalho, devem ser compreendidas e relevadas.

5- Comprometimento

Esta deve ser a principal atitude a ter em mente durante sua caminhada no mundo do trabalho. Quando você está comprometido com a empresa e suas atividades, você tem o foco claro de entregar o melhor resultado possível. E o que mais um gestor pode querer de um estagiário ou aprendiz? Mantenha esse espírito e seus colegas logo perceberão que você é uma pessoa centrada e que dá o seu melhor em todas as suas tarefas.

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