5 dicas de cuidados com o meio ambiente que estão ao seu alcance  10 de junho de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Junho é o mês do meio ambiente. No início do mês, no dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa é uma pauta que, a cada ano, se torna ainda mais importante, tendo em vista a crescente preocupação com a destruição dos recursos naturais do nosso planeta. 

Enquanto é importante pressionar governos e organizações por legislações mais respeitosas e parceiras do meio ambiente, há muito também que podemos fazer no nosso dia a dia para diminuir os danos causados à natureza. O Blog do CIEE/PR separou algumas dicas simples para que você também contribua com esse movimento. Confira:

Separe o lixo

A primeira dica é a mais difundida, mas é sempre bom reforçar: separe o lixo entre produtos orgânicos e recicláveis. Isso é muito importante para reduzir o impacto que os resíduos têm no meio ambiente, contribuindo também para o processo de reciclagem dos materiais. Caso seu condomínio, empresa ou cidade não faça a coleta seletiva, tente se informar a respeito para ver o que você pode fazer para ajudar a promover essa ideia.

Reutilize

Além de separar o lixo, é importante também não gerar tantos resíduos. A melhor maneira de fazer isso é reutilizar coisas que normalmente seriam jogadas fora. Um bom exemplo é o óleo de cozinha. É possível dar outros fins para o óleo, que pode virar, por exemplo, sabão.

Use copos e canudos próprios

O plástico é um dos maiores inimigos do meio ambiente, portanto reduzir a utilização desse material é uma boa forma de ajudar a proteger o planeta. Evite o uso de canudos e copos de plástico. Ao invés disso, aposte em copos e canudos próprios e reutilizáveis, feitos de alumínio, vidro ou outros materiais duráveis.

Reutilize a água

A água é o bem mais precioso que temos, por isso seu uso deve ser muito consciente. Uma boa maneira de economizar e reutilizar a água na sua casa é usar a água da máquina de lavar roupas para limpeza da casa.

Tenha hábitos de consumo sustentáveis

Quanto mais consumimos, mais lixo geramos. Por isso, mudar os hábitos de consumo pode ser outra boa opção para ajudar o meio ambiente. Compre somente o que for realmente necessário e sempre prefira produtos com menos embalagens, além de evitar sacolas plásticas. Compre roupas e alimentos de produtores que respeitem o meio ambiente e promovam boas práticas, como a logística reversa, que facilita o descarte de resíduos.

Essas e outras atitudes podem parecer pequenas. Porém, se feitas em conjunto e por um número grande de pessoas, podem fazer uma grande diferença para o planeta. Ajude a preservar o meio ambiente e promova boas práticas!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo