5 dicas para aumentar suas chances de sucesso no estágio

O estágio é uma ótima oportunidade para os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula, na prática do mercado. Nesse momento, é essencial demonstrar interesse pela área para conseguir uma efetivação.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não existe uma receita para a efetivação ocorra, porém, o desempenho do estudante e o momento da empresa são fundamentais. Abaixo, listamos algumas atitudes essenciais para aumentar suas chances de sucesso na empresa em que está estagiando.

 

Tenha comprometimento

É essencial estar comprometido com aquilo que faz, afinal você faz parte de uma empresa que precisa de resultados. Por isso, ser pontual, realizar as tarefas dentro do prazo, colaborar com os colegas, ser proativo e estar alinhado com os valores da empresa fazem parte desse comprometimento.

Dê sugestões ao invés de palpitar

Dar palpites sobre qualquer processo da empresa pode não soar bem, pois transmite a impressão de alguém que fala apenas por falar. O estagiário pode e deve dar sugestões procurando demonstrar seu conhecimento para melhorar algum tipo de serviço ou norma de trabalho. Procure seu gestor imediato para conversar nesses casos.

Entenda os feedbacks

É importante que os estagiários entendam que, em um determinado momento, eles irão se deparar com algum feedback, seja ele positivo ou negativo. Dessa forma, é essencial saber ouvir, principalmente se for algo que seja voltado para o seu aprendizado.

Por isso, não tente pular etapas e achar que já sabe fazer tudo. Afinal, o estágio é a oportunidade de aprender mais e ter contato com pessoas que sabem do que estão falando.

Atente-se ao seu comportamento

Respeito, interesse e responsabilidade são comportamentos que ajudam qualquer jovem a seguir um bom caminho no estágio ou no Programa Aprendiz.

É importante ressaltar que o profissional deve apenas preocupar-se em executar as demandas que lhe foram conferidas. Pressionar-se buscando sempre um diferencial pode ser um comportamento arriscado, por isso, tenha controle e cuidado com a forma que você coloca suas ideias.

Seu networking é fundamental

Um estágio pode ser muito mais do que uma experiência profissional, pois através dele é possível fazer amizade com pessoas de outras áreas e construir um networking muito interessante. Aplicar-se em conseguir esse contato pode garantir até mesmo uma contratação antes do fim do estágio.

O networking é a ferramenta ideal caso o estagiário não seja efetivado, pois através destes contatos é possível pedir indicações e recomendações visando uma oportunidade em outra organização.

No site do CIEE/PR você pode ter acesso a diversas vagas de estágio. Acesse com seu login e tenha todas as informações que você precisa! 



Os comentários estão desativados.

-->