5 dicas para evitar que as redes sociais atrapalhem sua produtividade  14 de fevereiro de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

As redes sociais estão cada vez mais presentes na nossa vida. Elas são poderosas aliadas na busca por informações, além de nos conectar a amigos e familiares. Porém, não é segredo que o uso excessivo delas pode se tornar prejudicial – inclusive no ambiente de trabalho.

Para lidar com esse hábito cada vez mais comum, é preciso tomar algumas atitudes. Veja abaixo cinco dicas para evitar que o uso constante das redes sociais prejudique seu trabalho:

Desative as notificações

As notificações de curtidas e comentários nos dão um senso de urgência muito grande. Com elas, temos a impressão que precisamos ver imediatamente o que está acontecendo, quando, na verdade, quase nunca é assim. Portanto, desligue as notificações nas configurações do seu celular. Isso diminuirá bastante aquela vontade de se atualizar o tempo todo.

Defina momentos para ver as redes sociais

Assim como você tem horário certo para comer, descansar e trabalhar, uma boa ideia é definir horários certos para navegar nas redes sociais. Ao manter uma rotina, é mais fácil evitar ficar o dia inteiro com o celular na mão, rolando a linha do tempo em busca de atualizações.

Use aplicativos para calcular o tempo que você passa nas redes sociais

Estamos tão inseridos nas nossas redes sociais que nem sempre reparamos quanto tempo ficamos dedicados a isso. Uma boa maneira de medir o tempo gasto é ter aplicativos que fazem esse cálculo. O Screen Time e o QualityTime, ambos gratuitos, são dois exemplos de aplicativos que fazem esse trabalho. Com essa informação em mãos, é mais fácil fazer um controle e passar mais tempo aproveitando a vida real ou sendo produtivo no trabalho.

Crie distâncias físicas entre você e seu celular

Além de criar barreiras no próprio smartphone, outra forma de dificultar seu acesso às redes sociais é deixar o celular longe fisicamente – ao menos no ambiente de trabalho. Seja em uma gaveta, na sua bolsa ou na mochila, as barreiras que você criar entre seu celular e você vão diminuir sua vontade de mexer nele o tempo todo.

Evite usar aplicativos de redes sociais em seu celular

Caso você sinta que precisa de uma medida mais drástica para limitar seu acesso a redes sociais, uma opção pode ser não usar os aplicativos no celular. Dessa forma, você se força a acessá-las através do navegador de internet, seja no smartphone, seja apenas em um computador. Se, além disso, você desconectar de seu usuário toda vez que fechar o navegador, é melhor ainda. Esse trabalho extra diminui a vontade de ficar o tempo todo atualizando as novidades.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo