Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, nossa sociedade foi forçada a acelerar algumas mudanças que estavam ocorrendo naturalmente. Uma dessas mudanças é o aumento do trabalho remoto, o famoso home office. Antes uma tendência, o home office se tornou realidade para boa parte das empresas brasileiras.

Essa mudança repentina tem suas vantagens, mas pode ser difícil, principalmente no que diz respeito à comunicação interna. Por isso, é importante estar alerta e dar bastante atenção a essa parte do trabalho. Veja abaixo algumas dicas que o Blog do CIEE/PR separou para ajudar você:

Invista em softwares colaborativos

Um dos principais problemas do trabalho remoto está na colaboração entre as pessoas. Trabalhar em equipe à distância é um desafio que deve ser superado. Para facilitar essa tarefa, softwares que auxiliam nesse trabalho colaborativo podem ser um bom investimento. Um bom exemplo é o Google Drive, a nuvem gratuita da Google. Lá, é possível compartilhar e trabalhar juntamente com os colegas em diversos tipos de arquivos diferentes.

Crie uma cultura de trabalho online

Toda empresa tem sua cultura – a forma como age, as coisas em que acredita, o que espera de seus colaboradores, tudo isso faz parte dessa cultura. A partir do momento em que a operação empresarial passa para um ambiente totalmente online, essa cultura deve ser adaptada para essa nova realidade. É preciso levar em conta, por exemplo, a flexibilidade maior de horários que um trabalho remoto pode ou não ter.  

Apresente as coisas visualmente

Apresentar ideias e sugestões em um ambiente de trabalho sempre é mais que apenas falar algo – a troca de informações ao vivo é uma experiência cheia de nuances e novas ideias. Para evitar que isso se perca em um ambiente online, invista na parte visual das suas apresentações. Além de prender a atenção de quem está vendo, isso pode estimular a criatividade e as ideias de todos os envolvidos. 

Reforce prazos

É normal que uma mudança como essa acabe causando alterações na rotina de trabalho dos colaboradores. Por isso, é preciso reforçar a importância dos prazos, sempre conferindo o que está andando corretamente e quais são os problemas que a equipe deve resolver para voltar aos trilhos.

Acredite na sua equipe

Acima de tudo, é preciso confiar no seu time. Sem confiança, é impossível que o trabalho remoto (ou qualquer outro formato) funcione de maneira adequada. É fundamental deixar bem claro que a empresa acredita nos seus funcionários, tanto para cumprir prazos e executar tarefas, quanto para resolver problemas de maneira proativa. Dessa forma, o trabalho tem tudo para ser feito sem problemas, mesmo de longe.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo