5 dicas para melhorar a produtividade da sua empresa 4 de fevereiro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Com a alta exigência produtiva do mercado, os gestores precisam entender melhor a sua equipe e saber o que fazer para alavancar a produtividade da empresa como um todo.

O mundo do trabalho atual é muito dinâmico, rápido e possui um imediatismo muito grande. Dessa forma, cada vez mais vem sendo exigido que as empresas sejam mais produtivas para satisfazer a necessidade dos consumidores e desbancar a concorrência.

Não é difícil entender que um negócio produtivo é capaz de alcançar os resultados desejados com mais eficiência, de forma mais rápida e melhor do que os concorrentes. Entretanto, alcançar essa produtividade não é tarefa fácil e exige um árduo trabalho de todos os setores da organização.

A produtividade é questão de trabalho duro

Você sabia que cerca de 61% do expediente de trabalho é improdutivo? Esse levantamento foi realizado pela Workfront e os motivos relatados são vários como, por exemplo, reuniões desnecessárias, má gestão de prioridades diárias, falta de comunicação eficiente e outros problemas que insistem em aparecer em grande parte das organizações.

Com base nisso, preparamos algumas dicas para que esse difícil trabalho de aprimorar a produtividade da empresa torne-se mais fácil, eficiente e natural.

  1. Melhore o processo interno de comunicação

Como dissemos, um dos grandes problemas que interfere diretamente na produtividade da organização está na falta de comunicação interna. O resultado disso acaba sendo muitos erros, falhas e retrabalhos, que poderiam ser solucionados com uma comunicação eficiente.

O primeiro passo para solucionar este problema é definir processos, nos quais os líderes devem estar cientes de como agir com mais transparência no dia a dia. Feito isso, é preciso buscar a implementação de novos canais de comunicação, como: sistemas mobile e intranet, por exemplo.

Algo muito simples e que pode auxiliar muito no processo produtivo da empresa é evitar reuniões desnecessárias e resolver problemas com e-mails ou através de plataformas internas previamente implementadas.

  1. Mantenha os profissionais engajados

Um dos grandes segredos da produtividade empresarial é fazer com que os funcionários estejam engajados nas metas da empresa. Como fazer isso? A motivação é a resposta para essa pergunta, pois ela representa a energia que parte de cada indivíduo.

Para motivar os funcionários, a empresa deve prestar feedbacks constantemente, analisando os pontos positivos e negativos e auxiliando o profissional a se desenvolver e a crescer junto à empresa.

Da mesma forma, definir objetivos de curto, médio e longo prazo, proporcionando boas recompensas aos colaboradores é uma forma de mantê-los motivados o tempo todo.

  1. Ofereça a possibilidade de dar uma pausa

A jornada de trabalho pode ser desgastante e isso inclui, além do tempo produzindo, o deslocamento até o local de trabalho. Por isso, obrigar o colaborador a passar o tempo todo realizando suas tarefas sem nenhuma pausa pode gerar o efeito contrário e ao invés de aumentar, diminuir a produtividade.

Oferecer aos colaboradores a possibilidade de tirar alguns minutos do dia para relaxar, tomar um café e conversar com os demais trabalhadores é uma maneira de sair do modo automático, ganhar um respiro e voltar pronto e com a cabeça fresca para continuar firme na jornada de trabalho.

  1. Defina as tarefas por ordem de prioridade

Um problema muito grave da falta de uma gestão eficiente é a realização de tarefas sem uma ordem de prioridade. O resultado disso pode ser alguns trabalhos importantes e com um prazo curto sendo deixados de lado, enquanto outros menos importante e com mais tempo de produção ficando em primeiro plano.

Para evitar que este problema acometa a organização, uma das soluções é optar pela utilização de softwares de gestão de projetos. Através deles, é possível organizar a pauta dos colaboradores de acordo com as tarefas mais importantes, seguidas das demais com menor urgência.

Utilizar a tecnologia a favor da organização é um passo importante em busca de uma melhoria da produtividade. Para que essa atitude seja realmente eficiente, busque pela plataforma que seja mais adequada ao seu tipo de empresa e se adapte ao seu dia a dia de trabalho.

  1. Defina metas junto com a equipe

O maior erro que todo gestor pode cometer é definir metas sozinho, sem a consulta dos profissionais que irão realizá-las ao longo dos meses de trabalho. Para que essa definição não seja um problema futuro e nem atrapalhe a produtividade da organização, envolver a equipe (pela menos boa parte dela) é uma maneira de organizar uma comunicação horizontalizada e mostrar que todos os colaboradores são importantes para a empresa.

Essa colaboração dos funcionários com as metas é uma forma de diminuir erros, riscos e problemas futuros, pois eles sabem melhor do que ninguém sobre a capacidade da equipe, as necessidades e possibilidade de entrega ou não. Dessa forma, incluir outros profissionais no processo de definição de metas das empresas terá como consequência o aumento da produtividade.

Com essas dicas, é possível melhorar a produtividade da organização, tornar o ambiente de trabalho mais propício ao desenvolvimento dos funcionários e também da empresa, assim como sair na frente dos concorrentes e se sobressair no mundo do trabalho. Gostou das dicas? Quer saber mais sobre as tendências no trabalho? Fique de olho em nosso site e não perca nenhuma informação para o seu desenvolvimento e de sua empresa. 

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo