Veja como evitar distrações e desgastes desnecessários para concluir suas tarefas com mais facilidade

Disciplina é uma das palavras-chaves para se tornar um bom profissional. Porém, essa é uma qualidade que nem sempre é fácil de alcançar. O desgaste do dia a dia nos leva a procrastinar e deixar tarefas para depois. Quando percebemos, o dia já acabou e não conseguimos concluir nada do que precisava ser feito.

Veja abaixo cinco dicas para ter um dia a dia mais eficiente no trabalho:

Aproveite seus picos naturais de energia

Você sabia que o corpo humano possui picos naturais de energia durante o dia? Nossa energia atinge seu ápice a cada 120 minutos. Depois desse período, nosso corpo começa a dar sinais de que precisa descansar: perdemos a concentração, nossa mente começa a vagar, o interesse pelas redes sociais aumenta, etc. Quando esse momento chega, precisamos descansar por 20 minutos para evitar a fadiga e o estresse.

Durante o momento de maior energia, o segredo é trabalhar por 20 minutos e descansar por cinco, uma vez que nossa mente não consegue se manter focada por mais do que esse período.

Prioridades são importantes

Por mais que tudo no nosso dia a dia de trabalho pareça importante, nós não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo. Prioridades precisam ser levadas a sério: tarefas mais urgentes e importantes primeiro, as outras depois.

Divida tarefas grandes em pequenas tarefas

Uma tarefa muito grande pode ser muito desgastante. Ficar o tempo todo fazendo a mesma coisa é cansativo e não conseguir enxergar o fim daquele projeto pode ser bastante desmotivador. Por isso, tente dividir as tarefas maiores em tarefas menores. Dessa forma, você consegue aquela sensação de dever cumprido ao terminar uma parte e sente que está avançando.

Encontre a inspiração no caminho

É comum ouvir as pessoas dizerem que não conseguem ser produtivas porque não estão inspiradas ou motivadas. A dica para superar a falta de inspiração é trabalhar antes que ela apareça, e não o contrário. Se precisa escrever um texto, fazer um desenho ou um projeto, mas não sabe por onde começar, comece pela primeira coisa que vier à mente e siga em frente. O importante é dar início ao fluxo de pensamento necessário para executar a tarefa. Você vai ver que a inspiração chegará conforme estiver ocupado fazendo o seu trabalho.

Aprenda a dizer não

Você está cheio de tarefas, mas sempre tem algo a mais surgindo, algo “simples” e “rápido” que alguém pede em cima da hora. Geralmente, você não recusa e passa a acumular mais uma tarefa na sua lista. Em certos momentos, é preciso ser honesto com você mesmo e aprender a dizer não, sob o risco de não conseguir fazer nada direito, sem contar o desgaste e o estresse que o acúmulo de coisas pode proporcionar.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo