Ser criativo não é privilégio de alguns poucos, mas um exercício diário que pode ser feito por qualquer um de nós

 

A criatividade é praticamente um músculo. Se exercitada, ela pode se desenvolver e virar um diferencial no mundo do trabalho. Saiba como desenvolver todo o seu potencial  criativo e usá-lo para se destacar:

5. Exercite a mente

Algumas  pessoas são mais criativas do que outras, mas isso não quer dizer que você não pode melhorar e aprimorar seu lado criativo. Estudos mostram que apenas tentar pensar de forma mais criativa traz resultados visíveis no aumento da criatividade. Quanto mais usamos nossos cérebros para fazer algo, mais fortes são as conexões formadas entre as células cerebrais responsáveis por essa atividade. Por isso, dedique uma parte do seu dia para somente… pensar. Desconecte-se do smartphone, desligue as notificações e esqueça das redes sociais por um tempo para exercitar seu pensamento.

4. Aprenda coisas novas todos os dias

Você sabia que o Império Romano oferecia grãos de trigo gratuitamente para os habitantes mais pobres? Ou que gatos enxergam seus donos como gatos maiores e um pouco mais atrapalhados? Estudos mostram que aprender sobre assuntos que não dominamos melhora a nossa criatividade. Curiosidades e ideias já desenvolvidas têm a capacidade de fomentar a criação de novas ideias no nosso cérebro. Abrir uma página na Wikipedia todos os dias e se perder nela e em seus links é um ótimo exercício de criatividade.

3. Caminhe

Passamos boa parte dos nossos dias sentados e isso, além de fazer mal para o corpo, faz mal também para nossos cérebros e nossa criatividade. Estudos mostram que pessoas que caminham frequentemente são mais criativas do que aqueles mais sedentários entre nós. 

Uma atividade que vem cada vez mais sendo usada por executivos e empresários é o chamado “walking meeting” (reuniões andantes, em tradução livre), que consistem basicamente em encontros profissionais feitos durante uma caminhada. Estudos também já mostraram que pessoas que participam desse tipo de atividade são mais criativas e engajadas.

2. Trabalhe em conjunto com quem está ao seu redor

Ouvir o que seus colegas, chefes e companheiros de trabalho têm a dizer também funciona bem como exercício para melhorar a criatividade. Colaborar e aprender com os outros pode ser o que você precisa para ter novas ideias e resolver aquele problema que você estava olhando muito de perto. Da mesma forma, pedir feedbacks e ajuda pode revelar pontos de vista diferentes e ajudar bastante a encontrar soluções que você não conseguiria enxergar sozinho.

1. Registre suas ideias

É muito comum pensar em ideias geniais durante o dia e esquecer delas quando você realmente precisa. Por isso, desenvolva o costume de anotar sempre que uma ideia aparecer, seja na agenda ou no bloco de notas do celular. Não importa se ela parecer absurda ou fora de propósito na hora: anote quando ela surgir e avalie depois se ela vale a pena e pode ser desenvolvida. Perceber quando novas ideias surgem e guardá-las é um passo fundamental para exercitar a criatividade.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo