5 profissões mais procuradas da área de tecnologia 5 de maio de 2021 • Notícias Destaques Notícias para Estudantes

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de 2020, o déficit na força de trabalho do setor deve chegar a 300 mil profissionais até 2024. A procura, que já era alta antes da pandemia,  agora é ainda mais intensa.

A busca por analistas de segurança de informação, por exemplo, aumentou muito – já que cada vez mais empresas estão online e expostas a ataques. Outro perfil visado é o de analista de performance digital, pois impacta diretamente no resultado de vendas online.

Continue lendo um pouco mais sobre as cinco profissões mais procuradas do momento.

 

1# ANALISTA DE PERFORMANCE DIGITAL

É o responsável pela parte de mídia paga em agências de propaganda ou empresas com presença online. A vaga também é conhecida como analista de mídia paga, mídia digital, e gestor de tráfego.

O foco do profissional é a criação, execução e análise de anúncios nas mais diversas plataformas. Isso inclui: Google ads, social ads, native ads, mídia programática e outros. Com essas ferramentas e conhecimentos, consegue aumentar o alcance de conteúdos estratégicos, tráfego de landing pages e homepages, e a conversão de cliques em vendas. 

 

2# ANALISTAS DE SISTEMAS

É o responsável por definir parâmetros de utilização de sistemas, implementar a automatização de processos, controlar o desempenho de softwares e bancos de dados, e gerir os recursos em uso.

 

3# ANALISTA DE PROGRAMAÇÃO WEB

É o responsável por projetar, criar e manter sites e aplicativos web a partir de um design de interface web. Existem, essencialmente, três tipos de desenvolvedores web. Os desenvolvedores web front-end são responsáveis pelos elementos de um website que os usuários vêem e interagem com ele. Os desenvolvedores web back-end são responsáveis pelo “código dos bastidores” que dita como o site funciona. Enquanto os desenvolvedores web full-stack são capazes de fazer um pouco de ambos.

 

4# ANALISTA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO 

É o responsável por proteger os dados, identificar vulnerabilidades e recomendar as melhores práticas de proteção e redução de ameaças. Está presente em diversos segmentos de mercado, mas se destaca, sobretudo, em redes bancárias e financeiras.

 

5# ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

É responsável por desenvolver esses softwares, desde a programação até a integração com os mais diversos dispositivos. Para isso, modela e mantém esses sistemas disponíveis  seja na internet ou na intranet conforme a necessidade da empresa e usuário.

 

Agora você já sabe quais são as profissões mais requisitadas. Mas, a pergunta que fica é: o que estudar para exercer cargos ou estágios nessas áreas de tecnologia? 

São muitos cursos. Por isso, o ideal é analisar qual deles se encaixa melhor no seu objetivo profissional. Os mais procurados têm sido: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Gestão da Tecnologia da Informação e Marketing Digital.

Analise bem cada possibilidade e converse com os coordenadores dos cursos. Esse diálogo é muito importante para fazer uma boa escolha no vestibular/ENEM, ou mesmo trocar de graduação.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo