A importância de dominar a Informática Básica | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

A importância de dominar a Informática Básica

Cada vez mais a informática tem sido necessária para conquistar uma vaga no mundo do trabalho

A tecnologia tomou conta do nosso cotidiano. Os computadores estão presentes em quase todos os ambientes de trabalho e são fundamentais para o desenvolvimento das tarefas diárias.

Como justificativa da utilização dessa tecnologia, a procura por profissionais que tenham domínio da informática básica tem crescido gradativamente.

Hoje em dia, podemos dizer que esse conhecimento não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito nas mais diversas áreas de atuação.

A informática é mesmo tão importante?

Antes de mais nada, é preciso dizer que saber o básico de informática vai muito além de utilizar sites de busca e navegar nas redes sociais.

Esse domínio começa desde a edição adequada de um texto até o trabalho correto com uma planilha de cálculo.

Melhora na produtividade

Quando você entende melhor a forma de utilizar a informática a seu favor, seus dias de trabalho tendem a ser muito mais produtivos.

Isso acontece porque as facilidades que as tecnologias oferecem são inúmeras e podem fazer com que você escreva um texto adequadamente, planeje uma apresentação e organize as finanças em uma planilha de forma simultânea.

Além disso, muitas empresas utilizam sistemas internos que precisam da agilidade que a tecnologia exige. Sem o entendimento de comandos básicos, não é possível realizar algumas tarefas diárias com toda essa rapidez.

Novas oportunidades

Quando temos o conhecimento básico de informática, algumas portas podem se abrir de maneira mais rápida. Isso ocorre porque não são todas as pessoas que possuem este domínio e, consequentemente, as barreiras são menores.

Desta forma, é natural que novas oportunidades possam surgir. Elas podem ser desde vagas de emprego até possíveis promoções em seu atual trabalho. Além disso, ter esta mínima noção pode ser o ponto de partida para uma especialização e profissionalização na área.

Isso acontece desde o aperfeiçoamento dos programas de produção de texto, apresentação e planilha até o aprendizado de novas plataformas de edição de imagem, vídeo, música ou qualquer outro sistema que poderá ser um diferencial em sua carreira profissional.

Se ainda está em dúvida, por que não aproveitar para fazer um curso e se especializar ainda mais?  Acesse o site do CIEE/PR, confira nossos cursos e saiba mais!



Os comentários estão desativados.

-->