APRENDIZES DESENVOLVEM NA PRÁTICA ATIVIDADE DE CIDADANIA | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

APRENDIZES DESENVOLVEM NA PRÁTICA ATIVIDADE DE CIDADANIA

Na sexta-feira (13/07), os aprendizes das turmas modulares de Produção Industrial e Telesserviços de Curitiba realizaram na sede do CIEE/PR apresentações de diversos temas como: Prevenção às Drogas, Educação Sexual, Direito Trabalhista e Previdenciário, Constituição e Segurança no Trabalho, com exposição de conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Demonstração de ergonomia a um dos colaboradores convidados.

Estiveram presentes no evento, a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin, bem como instrutores, aprendizes e colaboradores de outros setores da unidade de Curitiba.

Logo após as apresentações em grupo, o instrutor Rodrigo Cuñado apresentou o conceito do projeto de cidadania desenvolvido junto as turmas de aprendizes.

A tarefa dada aos jovens, consistia em fazer, no período de 2 horas, com os materiais fornecidos pelo instrutor, a maquete de uma cidade. Mas a atividade ia muito além de uma simples maquete. Os aprendizes receberam o desafio de eleger, de maneira democrática, o nome da cidade (intitulada Paraisópolis), criar sua própria bandeira, seu hino, legislação e todas as demais características de uma cidade real.

Também foram eleitos para “Paraisópolis” o Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores, Comandantes da Guarda Municipal, Conselhos Municipais de Educação, Saúde e Transporte entre outros, que eram encarregados por todas as obrigações e prestação de contas de suas áreas.

Junto com o instrutor, os representantes eleitos deram seus depoimentos individuais sobre os desafios práticos encontrados no desenvolvimento da cidade, possibilitando que os jovens aprendessem na prática os conceitos de cidadania e patriotismo, pois estabeleceram um elo emocional com a cidade que construíram.

Ao final da dinâmica, a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin, parabenizou a todos os aprendizes e equipe envolvida, deixando palavras de motivação aos jovens, como futuros cidadãos responsáveis pelas mudanças em nosso país.



Os comentários estão desativados.

-->