4 livros sobre criatividade que todo jovem deve ler em 2023

criatividade

Conheça livros para colocar em sua lista de leitura e começar a estimular essa importante habilidade

 

A criatividade pode ser expressada de diferentes maneiras e os livros são uma das melhores fontes de treinamento. Por si só, podem ajudar a abrir a mente, encontrar novas ideias e uma nova consciência. 

Uma habilidade essencial para o mercado de trabalho, estudos e até no dia a dia em sociedade, a criatividade pode, e deve, ser praticada todos os dias. Por isso, separamos uma lista com 4 livros que todo jovem deveria ler. Confira!

1. Isto não é um livro

Em Isto não é um livro, cada página apresenta exercícios fáceis que requerem pouco tempo para serem feitos, mas que nos estimulam a sermos mais criativos e ativam novas perspectivas. Essas situações fazem o leitor se questionar o que de fato é um livro. 

Keri Smith usa essa forma diferente de ler um livro em que o leitor decide o conteúdo, para instigar a criatividade e curiosidade das pessoas. 

Autor: Keri Smith

2. Grande Magia – Vida criativa sem medo

Grande Magia é um dos principais livros sobre este tema. Elizabeth Gilbert assume que ser criativo é para todos: você só precisa ser você mesmo. Mas, ao mesmo tempo, ela desmistifica mitos e lendas contando os medos, as dificuldades e mentiras que estão dentro de uma vida criativa. 

A escritora também é autora de best-seller internacional “Comer, rezar, amar” e compartilha histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram. Ela mostra a importância de abraçar a criatividade e oferece excelentes insights para quem está em busca de inspiração. 

Autor: Elizabeth Gilbert

3. Roube como um artista – 10 dicas sobre criatividade 

Esse livro ajuda o leitor a ser mais criativo no trabalho e na vida. Roube como um artista é um guia para a criatividade na era digital, no qual o autor expõe dez princípios para descobrir e aprimorar seus talentos. 

Ele também defende que nenhuma obra é original, tudo vem da obra dos outros e temos que aprender a reinventar o que os outros já criaram. O importante é começar pelos interesses e paixões pessoais.

Ainda, ele lembra que atitudes e ideias criativas florescem da normalidade do dia a dia, basta saber usá-las. 

Aliás, você pode completar a trilogia e ler os outros livros do escritor sobre o tema:

  • Mostre seu trabalho!: 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto;
  • Siga em frente: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos.

Autor: Austin Kleon

4. Tudo o que você pensa, pense ao contrário

Tudo o que você pensa, pense ao contrário é um livro que mostra outra maneira de observar o mundo e nosso trabalho. Mas, em vez de recorrer aos conselhos de sempre, Paul Arden oferece piadas, aforismos e paradoxos, tudo para reconsiderar o que consideramos do mundo. 

Com um pensamento original, anedotas, fotografias e citações inconformistas de artistas, cientistas e filósofos, este livro é uma excelente fonte de inspiração. Ele ajuda a entender a importância de correr riscos para exercitar a criatividade e mudar as coisas para obter maior prazer em nosso trabalho do que podemos imaginar.

Autor: Paul Arden

A criatividade é uma habilidade e, assim como os músculos, deve ser exercitada diariamente. Depois da leitura, lembre-se de colocar em prática as dicas e os ensinamentos obtidos!

Acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, dicas para melhorar suas habilidades, notícias e novidades do CIEE/PR.

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo