Entenda a importância do Outubro Rosa e confira 5 dicas de como levar o assunto para o ambiente de trabalho.
É durante o mês conhecido como Outubro Rosa, que muitas ações e campanhas são desenvolvidas em diversos países para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para ajudar, confira abaixo cinco formas de abordar o assunto no ambiente de trabalho.
1. Divulgue informações sobre o Câncer de Mama e a saúde da mulher
Há um ditado popular que diz “Conhecimento é poder”, portanto, use a data para discutir o assunto abertamente.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil. No entanto, quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%.
Por isso, é interessante divulgar informações corretas sobre a doença, sem alarmar, mas trazendo dados precisos. Busque em fontes seguras como:
- fale com médicos especialistas;
- entreviste outros profissionais, como enfermeiros e psicólogos;
- pesquise em sites confiáveis como do Inca;
- confira a cartilha elaborada pelo Inca com informações importantes.
2. Promova mutirões para fazer exames
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de mama e a redução do risco de morte. Sendo assim, a empresa também pode promover mutirões para que as funcionárias façam os exames necessários. Também existe a possibilidade de fazer a mamografia gratuitamente no SUS.
Se possível, leve alguém da área da saúde para fazer uma palestra ensinando as mulheres a fazerem o autoexame. Ele pode ser feito em poucos minutos, e em casa mesmo.
Além disso, a mamografia também é um importante exame, pois consegue identificar qualquer alteração nas mamas. Por isso, se houver qualquer suspeita, a mulher deve fazer o exame o quanto antes. Também é indicado que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia anualmente, para prevenção.
3. Promova eventos de saúde
Outra forma de trabalhar o Outubro Rosa é promovendo debates, palestras e atividades ao ar livre para estimular os funcionários a encarar de frente essa questão, sempre que possível com a presença de profissionais de saúde para falar tecnicamente sobre o assunto.
Vale lembrar que existem vários fatores que podem causar o câncer de mama, como predisposição genética, sedentarismo, idade, entre outros. Por isso, é recomendado promover eventos que falem sobre saúde física como um todo.
4. Distribua materiais da campanha
O laço rosa pode parecer algo pequeno, mas serve como um lembrete diário da campanha e sua importância. Caso seja possível, você pode distribuir outros materiais como camisetas, folders e canecas para engajar a equipe.
- Fale sobre a saúde da mulher durante o ano todo
No mês de outubro é quando o assunto entra em destaque não só nas empresas, mas nos jornais, redes sociais e comércio. Mas o que se recomenda é falar sobre a prevenção e assuntos relacionados à saúde da mulher durante o ano todo.
Ao longo dos meses, reforce a importância do autoexame e outros exames anuais.
Gostou dessas dicas? Então, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR.