5 tendências em sustentabilidade para ficar de olho em 2024

Confira 5 tendências em sustentabilidade para 2024 e como elas devem afetar o mercado de trabalho.

 

O ano de 2023 foi marcado por eventos climáticos extremos, e até mesmo António Guterres, secretário-geral da ONU, chegou a afirmar que estamos vivendo uma “era da ebulição global”. Esse cenário desafiador proporciona  aprendizados que influenciarão as tendências sustentáveis em 2024

Confira quais são as principais tendências sustentáveis para ficar de olho em 2024. 

1. Regulamentação do mercado de créditos de carbono no Brasil

O mercado brasileiro de créditos de carbono, em fase final de regulamentação no Congresso Nacional, projeta movimentar US$ 120 bilhões até 2030. Especialistas preveem impactos positivos na redução das emissões de gases de efeito estufa e oportunidades econômicas sustentáveis.

O aumento das regulamentações ambientais no Brasil abre portas para novas startups ambientais e profissionais qualificados. A transição para uma economia sustentável demanda habilidades em todos os setores, criando oportunidades de carreira. 

2. Litígios Climáticos forçam empresas a considerar a justiça ambiental

Segundo o relatório Tendências Globais em Litígios Climáticos: Retrato de 2023, o Brasil é o quinto país com mais litígios climáticos, totalizando 40 ações, e a previsão é de aumento desses processos nos próximos anos à medida que as comunidades exigem responsabilização por práticas que contribuem para o aquecimento global.

Para 2024, eventos climáticos extremos colocarão as empresas em evidência, intensificando a busca por justiça climática. As comunidades periféricas serão impactadas, gerando pressões por soluções equitativas. Assim, a legislação de direitos humanos é importante para dar base para litígios, destacando a responsabilidade dos Estados na proteção desses direitos.

3. Biocombustíveis e a transição energética no Brasil

A busca por redução de emissões impulsiona a demanda global por biocombustíveis, transformando o Brasil em uma potência verde. Com sua extensa área territorial e muitos recursos naturais, o país tem o potencial de liderar a transição energética.

No entanto, para alcançar seu máximo potencial, é fundamental enfrentar desafios como a redução de custos e investimentos em tecnologia.

Além disso, a produção de hidrogênio verde é uma boa oportunidade para o Brasil. Com aplicações versáteis e baixa emissão de carbono, o “Hidrogênio Verde” deve impactar setores como automobilismo e serviços. 

4. Mudanças climáticas devem forçar adaptação das empresas

Em 2023, experimentamos eventos climáticos extremos, como o calor intenso que afetou o país, secas históricas na Amazônia e vendavais. No mundo todo, 2023 foi identificado como o ano mais quente já registrado. Entretanto, há previsões de que 2024 possa superar esses registros, tornando crucial  a necessidade de adaptação diante desses eventos climáticos. 

Empresas e governo que não se ajustarem enfrentarão riscos financeiros e de reputação. 

5. Trabalho sustentável e habilidades verdes devem ser valorizadas 

Um estudo do Fórum Econômico Mundial aponta que a busca por uma economia sustentável resultará na criação de 30 milhões de empregos em energias limpas, eficiência e tecnologias de baixa emissão até 2030. 

Além disso, as habilidades verdes se tornarão essenciais no mercado de trabalho, evidenciando um aumento significativo nas ofertas de emprego que requerem essas competências. De acordo com o relatório Global Green Skills Report 2023, houve um crescimento de 15,2% nas ofertas de emprego que demandam habilidades verdes, como:

  1. agricultura sustentável;
  2. arquitetura verde;
  3. planejamento de sistemas de transporte público eficientes e sustentáveis;
  4. desenvolvimento de estratégias para redução de emissões de veículos;
  5. desenvolvimento de tecnologias renováveis;
  6. educação ambiental;
  7. conservação e uso eficiente de recursos hídricos;
  8. implementação de tecnologias para tratamento de água;
  9. desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis.

Como observado, é fundamental realizar adaptações. Acompanhe nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, desenvolvimento pessoal, estudos e novidades do CIEE/PR. 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo