5 vantagens do ensino à distância (EaD)

A pandemia mudou as relações de trabalho e convidou o ensino a se reinventar. No meio disso, surgiram inúmeras estratégias para lidar com o momento que estamos passando. E na educação, o ensino à distância tem se mostrado uma estratégia eficiente de transmissão de conhecimento.

Como modalidade de ensino, ela vem crescendo exponencialmente há anos. Segundo o Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Inep, 1.592.184 estudantes ingressaram no Ensino Superior na modalidade EaD durante o ano.

Mas o que muda no contexto que estamos vivendo é a obrigatoriedade diante da situação. Para seguir cronogramas e não paralisar as aulas, muitas instituições de ensino optaram por ofertar suas disciplinas à distância, através de videochamadas e atividades não presenciais.

Esse movimento pode ser abrupto, mas não é à toa que o EaD cresce mais e mais a cada ano. Para provar, separamos 5 vantagens que podem te ajudar a ver o formato com outros olhos, ou ainda, escolher o próximo passo da sua jornada de ensino com mais segurança. Acompanhe!

1. Flexibilidade
Diante de um cenário tão atípico, o EaD se mostra uma opção de ensino flexível e adaptável. Isso porque ele pode funcionar através de aulas gravadas e encontros on-line, o que permite que o aluno aprimore conhecimentos de qualquer lugar. Outros pontos interessantes são: a possibilidade de conciliar os estudos com o trabalho ou estágio e o ganho de tempo para aplicar os conhecimentos adquiridos em aula.

2. Custo reduzido
Por funcionar, em grande parte, no ambiente on-line, o EaD pode ter mensalidades mais acessíveis que os cursos presenciais. Para quem vai começar uma graduação ou pós-graduação em meio à pandemia, pode ser uma opção para se proteger, continuar aprendendo e economizar com mensalidade, alimentação e transporte.

3.Mesmo nível de aprendizado
Apesar de o formato ser completamente diferente do que estamos acostumados a ver no ensino, o EaD pode funcionar através de metodologias que foram pensadas e estruturadas para essa modalidade. Sendo assim, o ensino à distância tem tudo para proporcionar o mesmo nível de aprendizado de cursos presenciais.

4.Reconhecimento
O ensino à distância é reconhecido pelo Ministério da Educação, o que garante ao aluno uma carga horária de estudos semelhante a do ensino presencial, conteúdos de excelência e, ao fim do curso, acesso ao diploma, o que permite que o aluno concorra às melhores vagas dentro da sua área de conhecimento.

5. Vida digital
O ensino à distância funciona através de plataformas digitais, por isso, proporciona uma intensa vivência da vida digital. Através dessa modalidade de ensino, os alunos têm a oportunidade de aproveitar as funcionalidades do sistema de ensino, ter contato com pessoas da área e muito mais!

Se você já optou por essa modalidade, compartilhe com a gente! E para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo