6 livros que vão inspirar você nas áreas de gestão, liderança e criatividade 20 de outubro de 2021 •

6 livros que vão inspirar você nas áreas de gestão, liderança e criatividade

Mesmo que, atualmente, tenhamos inúmeros meios de informação (televisão, rádio, jornais e revistas impressas, internet, aplicativos, entre outros), os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. 

Além disso, manter-se atualizado é fundamental para liderar uma equipe e impulsionar uma melhora de performance em todos os níveis. Segundo o Fórum Econômico Mundial, duas habilidades são fundamentais para o desempenho de uma boa liderança: Gestão de Pessoas e Coordenação. 

Outra característica que pode ser útil para sua carreira é o desenvolvimento da criatividade. Por isso, listamos para você algumas dicas de leitura nas áreas de gestão, liderança e criatividade que podem ser úteis para essas capacitações e também na busca por formas de evoluir como líder:

  1. A Essência do Líder (Warren Bennis)

Considerado o guru da liderança pela revista Forbes, Warren Bennis argumentou que líderes não nascem líderes, eles são feitos. Para o autor, a liderança requer autoconhecimento e metas pessoais definidas. Para muitos leitores esse livro serve como fonte de insights para examinar as qualidades que definem a liderança, as pessoas que a exemplificam e as estratégias para alcançá-la. 

  1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Esse é um clássico. Ao longo de oito décadas, esse livro se tornou uma referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente. Nesta obra, o autor parte do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos. É uma leitura fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza. 

  1. O Gestor Eficaz (Peter Drucker)

Drucker escreveu mais de 30 livros e todos eles reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente vieram para ficar. Essas qualidades o tornam um dos escritores mais lidos de todos os tempos na área de negócios. Essa é uma das suas obras mais importantes, publicada no Brasil em 1990. Até hoje o livro é um sucesso de vendas, conhecido mundialmente como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

  1. Criatividade S/A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração (Ed Catmull e Amy Wallace)

Nessa obra, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar (criadora de Monstros S.A., Procurando Nemo e Toy Story, por exemplo). Catmull fundou o estúdio ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986, e conta sobre as sessões de brainstorm e como se constrói uma cultura de criatividade. É praticamente um guia para quem busca inspiração para os próprios negócios. Além disso, segundo o autor, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso.

  1. Comece pelo Porquê (Simon Sinek)

Algumas questões como o por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas que outras? Ou por que algumas despertam lealdade por parte de clientes e funcionários? Para o autor desta obra, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Nesse livro, Sinek exemplifica com histórias verdadeiras como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência. Além disso, mostra como pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações construídas. 

  1. Hit Makers – Como nascem as tendências (Derek Thompson)

Com a proposta de que “nada viraliza”, Thompson demonstra nessa obra que nem sempre a qualidade é suficiente para o sucesso. Até mesmo a mais brilhante das ideias cai no esquecimento se não encontrar sua rede, e os consumidores mais importantes não são os primeiros usuários, mas sim seus amigos, seguidores e imitadores – a audiência da sua audiência. Esse livro é uma viagem pelo último século da cultura pop e a mais valiosa moeda do século XXI – a atenção das pessoas. 

Essas dicas foram úteis para você?  Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais: Instagram,  FacebookYouTubeTwitter e LinkedIn