6 filmes inspiradores sobre Educação

A educação é um direito de todos e dever do Estado e família, segundo o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que afirma, ainda, que a educação “será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. 

Portanto, não é importante apenas para aprender conhecimentos práticos e teóricos como português, matemática ou geografia; a educação forma cidadãos críticos, que estarão prontos para transformar suas vidas e, consequentemente, de suas comunidades. Ela é, deste modo, um instrumento de transformação, que se inicia em cada indivíduo.

O poder da educação quando comprometida com uma formação intelectual, emocional, social e cultural é retratada em diversos longas-metragens. No dia 24 de janeiro comemoramos o Dia Internacional da Educação, por isso, separamos algumas dicas de filmes para que você possa refletir sobre a educação sob diferentes pontos de vista:

  1. Ao Mestre com Carinho (1967)

Começamos a nossa lista com um clássico “Ao Mestre com Carinho”, de 1967, estrelado por Sidney Poitier. A obra trata sobre questões sociais e raciais, pela ótica da educação. Inclusive “Ao Mestre com Carinho”, mudou a linguagem do cinema ao abordar esses dois temas em plena década de 1960. No filme, Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que aceita uma proposta para dar aula para uma turma majoritariamente branca. Então, o professor se depara com uma turma desordeira, determinada a destruir suas aulas e fazê-lo desistir. Ao receber um convite para voltar à sua primeira área de atuação, Thackeray terá que decidir entre o antigo ofício ou continuar como mestre.

  1. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Outro clássico! Em Sociedade dos Poetas Mortos (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original), de 1989, são explorados temas como expectativas familiares, autoridade, lealdade entre outros. Aqui é retratado o poder transformador da educação por meio da arte e da literatura e as formas como certas inversões em sala de aula podem engajar os estudantes. No longa, os alunos da Academia Welton, são constantemente cobrados por seu desempenho excepcional. Mas ao chegar um novo professor de literatura (Robin Williams) algumas coisas mudam, por causa de suas propostas fora dos padrões.

  1. Escritores da Liberdade (2007)

Baseado em fatos da vida real da professora californiana Erin Gruwell, o filme “Escritores da Liberdade”, de 2007, retrata a história da professora recém-formada que encontra uma turma conflituosa, colegas de trabalho desmotivados e uma escola em ruínas. Ao saber lidar com a intolerância e preconceito, Gruwell transforma a história de seus alunos e da escola.

  1. Malala (2015)

Você certamente já ouviu falar de Malala, uma jovem ativista paquistanesa que ficou conhecida após sofrer um atentado por parte do Talibã por falar sobre a educação das mulheres em seu país. Pois então, Malala ganhou um documentário, em 2015, que conta sua trajetória até ser ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014. Malala se tornou uma das principais vozes na luta dos direitos pela educação das mulheres pelo mundo. 

  1. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Estrelado por Julia Roberts, “O Sorriso de Monalisa”, de 2003, coloca em foco a educação e o papel da mulher nos anos 1950. A professora de História da Arte percebe que suas alunas estão presas a uma cultura machista e que estão prestes a fazerem escolhas que desperdiçam seu potencial intelectual. A partir disso, passa a trabalhar a transformação no olhar dessas mulheres acerca das suas missões.

  1. Como Estrelas na Terra (2007)

O longa indiano “Como Estrelas na Terra”, de 2007, conta a história de uma criança com dislexia que não é compreendida pelos professores e pais. Ishaan, de 9 anos, tem várias dificuldades em seu desempenho escolar, mas com a chegada do professor substituto Nikumbh tudo começa a mudar, afinal o professor consegue perceber as dificuldades do estudante. Apesar de retratar o sistema educacional indiano, o filme aborda temas relevantes também para a educação brasileira.

Você já assistiu algum desses filmes ou tem mais para indicar sobre a temática educação? Conte para a gente! Aproveite e acompanhe todas as novidades do CIEE/PR em nossas redes sociais:  InstagramFacebookYouTubeTwitter e LinkedIn

 

Fontes consultadas:

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/dez-filmes-imperdiveis-sobre-educacao-aeu7wkyv7tdy4saveuid34d7h/ 

https://www.aeducacaonosmove.com.br/blog/dicas-de-11-filmes-e-series-para-refletir-sobre-educacao

https://educacaointegral.org.br/reportagens/filmes-sobre-educacao/

www.adorocinema.com.br

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo