A criatividade está em alta no mundo do trabalho

É muito comum que em momentos desafiadores do dia a dia a nossa criatividade seja colocada à prova. Vamos supor que você tem um projeto para resolver e, para isso, precisa de uma solução rápida. É a sua capacidade criativa que o ajudará a chegar ao resultado. Na prática, é essa habilidade que nos auxilia a resolver problemas de uma maneira diferente e inovadora, sendo proativos e otimizando resultados.

Justamente por isso as empresas estão, cada vez mais, buscando profissionais que tenham o senso criativo desenvolvido. Segundo o último “Relatório do Futuro do Trabalho”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a criatividade é a 5ª habilidade que será mais valorizada no mundo do trabalho até 2025. As demais são, em ordem decrescente: pensamento crítico; resolução de problemas; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado; e pensamento analítico e inovação.

De certa forma todas elas se interligam, isso porque, a criatividade pode ser desenvolvida com estímulos e prática. Então, você pode pensar “eu não sou uma pessoa criativa, como vou aprender a ser?”. Na verdade, todos já fomos crianças e, sim, criativos. Essa habilidade, portanto, pode apenas ter sido perdida ao longo do tempo, por falta de exercitá-la.  

O desenvolvimento da criatividade 

A tendência é reafirmar a crença de que a criatividade pertence a uma parcela de pessoas (artistas, músicos, escritores ou pessoas ligadas à área de criação da empresa), como se isso fosse um dom pertencente a poucos. Mas é um engano. Como falamos anteriormente, todos já desenvolvemos essa habilidade em algum momento de nossas vidas. E, em termos de aprendizagem de competência, ela também pode ser desenvolvida, assim como outras soft skills. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para você soltar a sua criatividade como uma criança e “decolar” no mundo do trabalho:

Insira-se em um universo lúdico: qual é a forma que as crianças aprendem? Por meio de um universo lúdico, não é? Portanto, essa é uma ótima forma para estimular a sua criatividade. Volte a ler histórias, filmes, ouvir boas músicas. O consumo da arte é uma ótima maneira de ampliar a percepção criativa.

– Faça perguntas: o que crianças gostam muito de fazer? Perguntar. Por isso, volte a dominar esta arte. A curiosidade e a criatividade andam juntas.

– Aprenda continuamente: uma carreira sustentável a longo prazo se apoia nessa aprendizagem constante. Portanto, além de sempre estar se atualizando com cursos, assista ou escute a palestras, independentemente do formato (podcasts, TED, audiobooks etc.).  Leia e se interesse por conteúdos que lhe façam refletir e pensar em pontos de vista diferentes e novas ideias.

– Enfrente o medo de errar: quando perdemos o medo de julgamentos, nossa mente destrava. A coragem e a confiança são as chaves para a criatividade.

Além disso, para sermos criativos precisamos fazer as coisas diferente do modo que são feitas usualmente, pois é através de analogias e conexões que costumam surgir grandes ideias.  

E como está a criatividade por aí, precisa ser desenvolvida? Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociaisInstagram,  FacebookYouTubeTwitter e LinkedIn

 

Fontes consultadas:

https://exame.com/carreira/criatividade-e-a-nova-produtividade-no-trabalho-especialista-explica/

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-03/a-criatividade-pode-manter-seu-emprego-a-salvo-dos-robos-e-dos-algoritmos.html

https://www.infomoney.com.br/carreira/as-15-habilidades-que-estarao-em-alta-no-mercado-de-trabalho-ate-2025-segundo-o-forum-economico-mundial/ 

https://administradores.com.br/artigos/criatividade-uma-poderosa-arma-no-mercado-de-trabalho

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo