A importância da educação financeira

Entenda o que é educação financeira, sua importância para a economia e dicas para começar a organizar suas finanças.

Uma pesquisa realizada pela Leve, fintech de educação financeira, entre novembro e dezembro de 2021, apontou que 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro, o que pode gerar dívidas ou mesmo gastos desnecessários. Por isso, a educação financeira é tão importante, para que mais pessoas saibam como administrar seu dinheiro. 

Noções básicas como gestão de dinheiro, poupança, investimentos e empréstimos estabelecem uma base sólida para os hábitos financeiros e ajudam a todos terem, inclusive, uma qualidade de vida melhor. Confira mais a seguir.

O que é educação financeira?

A educação financeira é uma forma de fazer escolhas conscientes sobre as questões econômicas e financeiras. Isso porque conhecer os instrumentos financeiros mais comuns permite planejar melhor seus objetivos futuros, administrando seu dinheiro com mais eficiência no presente.

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar”.

A educação financeira deve permitir que você:

  • Conheça os instrumentos financeiros existentes no Brasil e no mundo;
  • Esteja informado sobre os produtos financeiros e as oportunidades presentes;
  • Tenha uma percepção adequada dos riscos financeiros;
  • Seja capaz de fazer escolhas corretas de poupança e investimentos;
  • Reconheça golpes e esteja ciente de seus direitos financeiros. 

Qual a sua importância?

A educação financeira é importante para o desenvolvimento de habilidades técnicas e cultura financeira. Ela também pode ser vista como ferramenta para facilitar a entrada dos jovens no mundo do trabalho e canal significativo para alcançar uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

Aliás, é a educação financeira que possibilita que você faça um planejamento correto do uso do seu dinheiro, aprendendo a gerenciar sua economia pessoal e seus hábitos de consumo.

Sem contar que é um assunto importante tanto para o indivíduo como para a economia do país.  

Como ter uma boa educação financeira?

A educação financeira deve ir além de aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. Mas também, estabelecer uma maneira consciente de lidar com o dinheiro no dia a dia. 

Ao ter uma boa educação financeira, você é capaz de tomar decisões corretas na gestão de suas poupanças e seus investimentos, e permite que você faça as escolhas certas ao ter que decidir temas como abrir uma conta corrente, escolher um cartão de crédito, fazer um empréstimo para habitação ou pensar na aposentadoria. 

Se você não sabe por onde começar a organizar suas finanças, confira algumas dicas:

  • Comece anotando todos os seus ganhos e gastos, em um papel ou planilha de computador.
  • Faça um balanço de suas receitas e gastos e elabore um orçamento mensal.
  • Separe uma parte de seus rendimentos para poupar e investir.
  • Faça um plano de aposentadoria. Não importa sua idade, quanto mais cedo, melhor.
  • Faça cursos on-line gratuitos sobre finanças, poupança e investimentos.
  • Nunca gaste mais que ganha. 

Educação financeira nas escolas

O ideal é que a educação financeira comece ainda na escola. Um estudo do Ibope em 2020, encomendado pelo C6 Bank no Brasil, apontou que apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira até os 12 anos de idade. Certamente, não é um cenário ideal.

Quando a educação financeira começa na escola, crianças e jovens criam as competências necessárias para fazer escolhas econômicas de forma responsável e consciente. O tema é tão importante que o MEC, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Sebrae, lançou uma plataforma de capacitação que promove educação financeira para alunos de todas as idades. 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, finanças, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Fontes consultadas:

https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/brasileiros-planejamento-financeiro-pesquisa

https://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira-no-brasil/

https://www.suno.com.br/guias/educacao-financeira/

https://exame.com/invest/minhas-financas/apenas-21-dos-brasileiros-tiveram-educacao-financeira-na-infancia/

https://www.edufinanceiranaescola.gov.br/

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo