As startups são vistas como oportunidade profissional para geração Z?

Startup e oportunidade profissional

Entenda o que são as startups e por que elas chamam a atenção da geração Z como oportunidade no mercado de trabalho.

 

Segundo pesquisa feita pela Cortex, até julho de 2022 existiam 11.562 startups ativas no país. Com o avanço da tecnologia e as mudanças comportamentais pós-pandemia, sem dúvida é um segmento que está aquecendo o mercado de trabalho. 

Com inúmeras vantagens e um mercado em crescimento, atrai muitos jovens da geração Z que buscam oportunidades fora do mercado tradicional. Confira o artigo para entender o que são as startups e por que elas estão despertando o interesse de jovens profissionais. 

O que são startups?

Uma startup é uma empresa inovadora capaz de crescer rapidamente e revolucionar seu mercado de referência. Normalmente, tem o objetivo de resolver um problema que antes não tinha solução. Alguns exemplos de empresas que nasceram startups são AirBnB, Spotify e Netflix.

Existem quatro características necessárias para que uma empresa seja definida como uma startup:

  • escalabilidade;
  • replicabilidade;
  • inovação intrínseca (processo ou produto);
  • tempo – uma startup deve ser apenas o início da vida de uma empresa. 

Por que os jovens são atraídos para o mercado de trabalho em startups?

O crescimento e inovação das startups fazem com que muitos jovens da geração Z sonhem em trabalhar em uma organização inovadora. Entenda os pontos mais atrativos dessas empresas. 

Flexibilidade

Muitas startups têm a flexibilidade em seu modelo de negócios. Essa flexibilidade se estende a local de trabalho, horários e até metas e resultados. 

Um relatório global da Microsoft, divulgado em 2021, apontou que 73% dos trabalhadores querem opções flexíveis de trabalho remoto. Essa flexibilidade motiva muitos jovens que desejam um dia a dia mais leve no ambiente de trabalho. 

Inovação

Inovação é a palavra de ordem de qualquer startup. Por isso, muitos jovens se sentem atraídos por essas empresas. Elas permitem que eles saiam de sua zona de conforto e se desenvolvam rapidamente. 

A principal característica das empresas inovadoras é a flexibilidade dos processos imprescindível para experimentar novas estratégias, adaptando-se rapidamente às mudanças e conseguindo retrabalhá-las em tempo real, caso seja necessário. 

Crescimento rápido

Um dos objetivos das startups é crescer rapidamente. Quando a empresa cresce, a tendência é que os colaboradores também evoluam. Por isso, muitos jovens em busca de rápida ascensão na carreira, desejam trabalhar nesses locais. 

Formação e percursos de carreira transparentes

Os jovens estão cada vez mais sensíveis a essa questão e, por conta disso, as startups investem em cursos de formação contínua para os seus colaboradores, alinhados com as perspectivas de carreira e personalizados com base nas competências e desejos pessoais. 

Liderança e clima do local de trabalho

Outra característica das startups é uma liderança mais presente e um ambiente de trabalho agradável. Um bom relacionamento com o gestor e o reconhecimento constante do próprio trabalho são alguns dos fatores que mais aumentam a satisfação pessoal dos colaboradores. 

Se você está em busca de uma oportunidade em uma startup inovadora, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo